18 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Descarga ilegal de hidrocarbonetos no rio Nabão

16 de Setembro 2021

Foi detectada uma descarga ilegal de hidrocarbonetos para a linha de água do rio Nabão, no concelho de Ansião, no passado dia 13 de Setembro, segundo o Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Pombal.

Na sequência de uma denúncia, os elementos do NPA detectaram uma descarga ilegal contaminada com hidrocarbonetos sem ser sujeita a qualquer tipo de tratamento, para uma linha de água do rio Nabão. Após diligências policiais, foi possível identificar a origem da descarga.

“No seguimento da acção procedeu-se à recolha de amostras do efluente descarregado ilegalmente, tendo sido entregues no laboratório de referência da Agência Portuguesa do Ambiente. No decorrer da acção foi ainda accionada uma equipa HazMat (Hazardous Material) da Unidade de Emergência de Protecção e Socorro (UEPS) para apoio na contenção da descarga e identificação da fonte poluidora”, refere em nota a Guarda Nacional Republicana (GNR) de Leiria.

Estiveram ainda presentes no local para prestar apoio, limpeza e gestão logística a Câmara Municipal de Ansião, a Protecção Civil da Câmara Municipal de Ansião, os Bombeiros Voluntários de Ansião, e elementos da Administração de Região Hidrográfica (ARH) do Centro, Tejo e Oeste.

Esta acção resultou na elaboração de um auto de notícia por crime de poluição, tendo os fatos sido remetidos ao Tribunal Judicial de Pombal.

A prática de descargas ilegais de hidrocarbonetos constitui uma prática tóxica para a saúde pública com danos ambientais muito significativos nos ecossistemas. 

“A Guarda Nacional Republicana, consciente da importância dos recursos hídricos na qualidade de vida das populações, encontra-se fortemente empenhada no sentido de sensibilizar e zelar pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares referentes à conservação e protecção da natureza e do ambiente. A Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) com um funcionamento permanente, constituiu-se como uma ferramenta de sucesso ao serviço do cidadão, quer na denúncia das infracções ambientais ou no esclarecimento de dúvidas ambientais”, refere ainda a nota.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM