19 de Maio de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Teatro-Cine integra Rede de Teatros Portugueses

28 de Agosto 2021

O Teatro-Cine de Pombal integra a primeira lista de 50 equipamentos culturais que compõem a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), anunciada esta semana pela Direcção-Geral das Artes, após aprovação da ministra da Cultura.

Os espaços têm, a partir de agora, de acordo com a Portaria no 106/2021, de 25 de Maio, a possibilidade de se candidatarem ao concurso de apoio à programação da RTCP, que abre no início de Outubro.

A RTCP é um instrumento para o combate às assimetrias regionais e para o fomento de coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal, assente na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado central com as autarquias e as entidades independentes.

Com objectivos como a incrementação da oferta e da procura culturais, o reforço da circulação de obras artísticas ou a promoção do trabalho de programação e de criação em rede, a RTCP irá permitir a valorização dos recursos humanos das estruturas culturais e a criação de novas articulações estratégicas entre organismos e estruturas culturais.

A implementação da RTCP é feita em duas fases. A primeira é a fase de credenciação, aquela a que agora assistimos, que consiste no reconhecimento oficial da qualidade técnica dos equipamentos culturais para integrarem a Rede.

A segunda fase é o concurso de apoio à programação dos equipamentos, que abrirá a 9 de Outubro e é realizado de dois em dois anos. Este concurso apoia propostas de programação artística desenhadas a quatro anos, de forma a permitir um impacto estruturante no território.

O Aviso de candidatura será lançado em Setembro.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM