O Centro Escolar de Guia vai entrar em funcionamento no próximo ano lectivo com o acolhimento de 30 crianças do Pré-Escolar e 88 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. O novo edifício, construído de raiz e representativo de um investimento municipal de 1.936.999,98€, conclui a reorganização escolar da zona de abrangência do Agrupamento de Escolas de Guia.
O novo estabelecimento de ensino, que será inaugurado na próxima quinta-feira, 26 de Agosto às 17h00, foi edificado em terrenos confinantes com a Escola Básica e Secundária de Guia (sede do Agrupamento de Escolas), junto à EN109, e visou, essencialmente, colmatar as necessidades de instalações educativas daquele território, cujas actuais instalações da Escola Básica e de Jardim de Infância se revelam insuficientes e desadequadas para receber todas as crianças da freguesia.
O Centro Escolar acolherá no mesmo espaço a valência de ensino básico e também de pré-escolar, sendo composto por quatro salas de ensino básico com espaço específico para expressão plástica, uma sala polivalente para o Ensino Básico, duas salas de actividades e sala polivalente para Jardim de Infância. Com a sua abertura, serão encerradas a actual EB1 de Guia e os Jardins de Infância de Guia e Grou.
O projecto inclui ainda outros espaços necessários ao seu bom funcionamento, designadamente gabinete de trabalho para professores/ educadores, instalações sanitárias, gabinete de atendimento, espaço para biblioteca/ informática, refeitório, cozinha e arrumos, assim como vestiários e sala para pessoal auxiliar. Há igualmente espaços destinados à circulação e recreio, zona de jogos e campo polidesportivo.
Com a entrada em funcionamento do novo Centro Escolar, o Município de Pombal procura “uma optimização do conforto e qualidade de ensino, melhorar as condições de ensino e aprendizagem e consolidar o objectivo da ‘Escola a Tempo Inteiro'”.
A vila de Guia, território que pela sua importância demográfica, conta há algumas dezenas de anos também com a Escola Básica e Secundária (requalificada em 2020), aproximando-a dos serviços educativos, equipamento este, que a par de outras infraestruturas, designadamente rodoviárias, promove a fixação de população.
Acresce referir, ainda, a emergente Zona Industrial de Guia, com perspectivas de ampliação a curto prazo, cujas condições socioeconómicas da zona serão cruciais, por um lado para promover o emprego e, por outro lado, para dar suporte social e familiar aos respectivos residentes ou trabalhadores da região, que ali encontram as condições necessárias à respectiva fixação.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM