22 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Figueira da Foz: Estudo sobre transposição de areias deve ser divulgado em Setembro

3 de Agosto 2021

As conclusões do estudo sobre um sistema mecânico de transposição de areias na barra da Figueira da Foz deverão ser tornadas públicas em Setembro, afirmou hoje o ministro do Ambiente.

“Estimo que em Setembro [o estudo] possa ser tornado público”, disse o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, que falava aos jornalistas após participar numa cerimónia relacionada com a Ciclovia do Mondego, em Coimbra.

Questionado pela agência Lusa, o ministro confirmou que o estudo da Universidade de Aveiro, em que “foram estudadas várias possibilidades”, já foi entregue à Agência Portuguesa do Ambiente, que está a avaliá-lo.

Para além disso, o ministro avançou que está também a ser investido um milhão de euros com o reforço de 160 mil metros cúbicos de areia na Cova Gala, na Figueira da Foz, numa intervenção que “estará concluída no final de Agosto”.

Desde o prolongamento em 400 metros do molhe norte do porto comercial, um investimento de 14,6 milhões de euros, inaugurado em 2011, a erosão nas praias a sul acentuou-se, com destruição da duna de protecção costeira em vários locais, com especial ênfase na praia da Cova, alvo de duas intervenções de emergência nos últimos anos, a última concluída este Verão.

O movimento SOS Cabedelo defende a instalação de um sistema de transferência mecânica de areias entre as margens do Mondego, conhecido por ‘bypass’, para atacar a erosão a sul, a acumulação a norte e a navegabilidade na barra do rio, por onde se faz o acesso ao porto comercial e ao porto de pesca.

Desde 2011 que o movimento pugna pela realização de um estudo económico do ‘bypass’.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM