18 de Maio de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Coimbra: Antigo aluno do ISEC distinguido no Canadá por projecto inovador

31 de Agosto 2021

O antigo estudante do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) Mebrahtom Beraki criou uma bobina mais eficiente e sustentável para carros eléctricos, que conquistou o mais alto galardão atribuído aos alunos que estudam no Canadá.

Mebrahtom Beraki está a desenvolver um novo tipo de conversores de electrónica de potência com bobinas variáveis, de pequena dimensão, que torne os veículos eléctricos mais autónomos e sustentáveis, no âmbito do seu projecto de doutoramento na Universidade de Sherbrooke, no Canadá.

Em comunicado, o ISEC explica que o projecto vai permitir que os veículos eléctricos se tornem mais autónomos, já que “a energia que não é desperdiçada em perdas nas bobinas – por calor e magnéticas – será utilizada para fazer mais quilómetros, bem como para reduzir o peso e o volume prementes nos veículos eléctricos”.

A investigação está a ser orientada por João Pedro Trovão, professor do ISEC e da Universidade de Sherbrooke, que acompanha o projecto de Mebrahtom Beraki iniciado durante o mestrado em Mobilidade Eléctrica e Sistemas de Energia no ISEC.

O protótipo está em fase de testes em pequenos veículos eléctricos recreativos para uma empresa canadiana.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM