O antigo estudante do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) Mebrahtom Beraki criou uma bobina mais eficiente e sustentável para carros eléctricos, que conquistou o mais alto galardão atribuído aos alunos que estudam no Canadá.
Mebrahtom Beraki está a desenvolver um novo tipo de conversores de electrónica de potência com bobinas variáveis, de pequena dimensão, que torne os veículos eléctricos mais autónomos e sustentáveis, no âmbito do seu projecto de doutoramento na Universidade de Sherbrooke, no Canadá.
Em comunicado, o ISEC explica que o projecto vai permitir que os veículos eléctricos se tornem mais autónomos, já que “a energia que não é desperdiçada em perdas nas bobinas – por calor e magnéticas – será utilizada para fazer mais quilómetros, bem como para reduzir o peso e o volume prementes nos veículos eléctricos”.
A investigação está a ser orientada por João Pedro Trovão, professor do ISEC e da Universidade de Sherbrooke, que acompanha o projecto de Mebrahtom Beraki iniciado durante o mestrado em Mobilidade Eléctrica e Sistemas de Energia no ISEC.
O protótipo está em fase de testes em pequenos veículos eléctricos recreativos para uma empresa canadiana.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM