A Câmara de Alvaiázere, no distrito de Leiria, vai criar um parque botânico na Mata do Carrascal, na sede do concelho, um investimento de meio milhão de euros, disse hoje à agência Lusa a presidente do município.
“Este projecto pretende valorizar o nosso património natural e destacar a singularidade deste território”, afirmou Célia Marques.
Destacando que Alvaiázere está inserido na Rede Natura 2000, rede criada a nível da União Europeia para garantir a conservação de espécies e habitats mais ameaçados, Célia Marques realçou que o concelho “tem um grande património florístico e natural”.
“E, através deste parque, vamos permitir à população que aqui vive e às pessoas que nos visitam conhecer um bocadinho mais deste património”, continuou a autarca.
Segundo a presidente da câmara, o Parque Botânico da Mata do Carrascal “terá um conjunto de estações singulares e identitárias de cada um dos temas em destaque”, como a observação de aves, a flora, as espécies de animais existentes na mata ou, mesmo, campos experimentais relacionados com os projectos educativos desenvolvidos pelo município.
“Haverá ainda zonas de lazer e de permanência para que as pessoas possam usufruir de forma mais tranquila e com mais qualidade da mata”, referiu.
Reconhecendo que, actualmente, “o espaço do usufruto da mata cinge-se ao parque de merendas e a um moinho de vento”, Célia Marques adiantou: “Vamos disseminar um conjunto de estações pela mata, permitindo a sua utilização e convidando as pessoas a percorrem e a conhecerem o espaço”.
“É um parque de lazer que vai permitir o conhecimento do património local e natural, permitindo às pessoas que usufruam de todo o espaço” acrescentou.
O município contou com a colaboração do Instituto da Conservação das Florestas e da Natureza, que esteve envolvido na definição dos conteúdos, tendo sido feito um protocolo para colaborar futuramente na manutenção do espaço.
De acordo com a autarca, uma pequena área da Mata do Carrascal que pertencia à Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere foi cedida gratuitamente à câmara.
O concurso público foi publicado em Diário da República na semana passada. O investimento tem um prazo de execução de 240 dias e é financiado pelo Centro 2020.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM