16 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: Muro de gabiões é solução para estrada de Casalinhos

18 de Julho 2021

A construção de um muro de gabiões (muro de contenção) é a solução encontrada para resolver o problema causado pelo deslizamento de terras em Casalinhos, que desde Fevereiro passado impede a circulação no CM 118, adiantou ao TERRAS DE SICÓ o presidente da Câmara de Soure, Mário Jorge Nunes.

Segundo o autarca, está concluída a primeira fase dos estudos e projectos para a reconstrução daquela via [rua António Coelho Rodrigues] que se encontra encerrada depois do deslizamento de terras, em frente à capela de Nossa Senhora do Bonsucesso, em Fevereiro, aquando da tempestade ‘Karim’, e que tem perturbado as populações no tráfego em direcção à ligação sul do concelho de Soure ao de Pombal.

“O Município de Soure entregou as actividades de sondagem, estudo, monotorização e proposta ao Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, da Universidade de Coimbra, que elaborou diferentes cenários para a reconstrução da plataforma da estrada, tendo a opção do município recaído na hipótese do recurso a um muro de gabiões, por ser ambientalmente e paisagisticamente menos agressiva”, explica Mário Jorge Nunes, informando que a empreitada custará mais de 300.000 euros, além dos custos com os projectos e sondagens geológicas.

Ainda de acordo com o edil, a primeira fase dos trabalhos, que compreende a remoção das terras deslizadas, vai avançar de imediato, o que permitirá restabelecer a circulação na estrada localizada na cota inferior [rua do Requeixo]. Os estudos apontam para 38.000 metros cúbicos de terra a retirar até ‘zona firme’.

A Câmara de Soure vai abrir concurso público para a execução da obra, com o autarca esperançado que a empreitada final tenha início no terceiro trimestre deste ano, “mesmo considerando toda a pressão e escassez de meios que existe actualmente no sector da construção civil e obras públicas”.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM