22 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal vai acolher pólo do Instituto Politécnico de Leiria

2 de Julho 2021

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) vai ministrar de cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) na cidade de Pombal, no âmbito de um protocolo de cooperação a assinar hoje entre aquela instituição de ensino e a câmara municipal.

De acordo com a autarquia, a proposta para os cursos TeSP em Pombal teve em consideração a realidade local e as áreas de maior relevo para o concelho, assim como os cursos de ensino profissional existentes nas escolas do município; o Estudo de Antecipação de Necessidade de Qualificação elaborado pelo IPL em 2019; e as necessidades identificadas pelo estudo interno efectuado sobre os recursos humanos afectos às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e que foi apresentado em sede do Conselho Local de Acção Social, em Dezembro do ano passado. Foi analisado ainda o percurso dos alunos finalistas da Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal (ETAP) em termos de continuidade académica, e auscultados os ‘players’ do concelho das áreas agro-alimentar, engenharia mecânica e saúde.

A proposta prevê a implementação dos cursos TeSP de Produção Industrial; Redes e Sistemas Informáticos; Comunicação Digital; Secretariado Clínico; Tecnologia Alimentar; e, Intervenção Social e Comunitária.

“Desta forma procurou-se abranger ofertas disponíveis das várias escolas do IPL. Os cursos Técnicos Superiores Profissionais são ciclos de estudo de ensino superior que têm a duração de quatro semestres lectivos a que correspondem 120 unidades de crédito (ECTS). Os TeSP contemplam as componentes de formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho.

A componente de formação em contexto de trabalho (estágio) tem a duração de um semestre lectivo. A conclusão de um curso TeSP permite a obtenção de um diploma de técnico superior profissional equivalente ao nível 5 do Quadro Nacional de Qualificação.

O ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, vai presidir, na tarde desta sexta-feira, no Auditório da Biblioteca Municipal de Pombal, à celebração do referido protocolo entre o IPL e a autarquia.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM