16 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: Empresa do Pinhal Interior lança campanha contra ligações ilícitas de água

27 de Julho 2021

A Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN), que agrega 11 municípios dos distritos de Coimbra e de Leiria, advertiu hoje os consumidores que as ligações directas à rede de abastecimento constituem crime de furto.

Em comunicado, a APIN anuncia que tem em marcha um plano global de detecção de consumos ilícitos com objectivo de travar a disseminação dos usos não autorizados, sob o mote “É cúmplice de furto de água? Denuncie, É Crime!”.

“Um pouco por todos os concelhos que integram o sistema temos detectado situações de ligações directas, cujo fornecimento é imediatamente cortado e chamadas as autoridades para o respectivo procedimento criminal”, disse à agência Lusa o director executivo, Rui Simões.

Segundo a empresa intermunicipal, os ilícitos mais comuns referem-se a ligações directas a ramais antes dos contadores de água, violação do contadores e acessos através de bocas de incêndios.

“Estas pessoas, enquanto infractores, prejudicam o meio ambiente e a restante comunidade, nomeadamente os consumidores responsáveis que fazem um uso consciente da água e suportam os seus consumos”, sublinha.

Com esta campanha, a APIN pretende sensibilizar os cidadãos para “os riscos ambientais e financeiros, decorrentes do uso abusivo e desmedido de água”.

A empresa está a efectuar o levantamento das situações já detectadas e, até final do ano, irá divulgar a estimativa dos metros cúbicos de água consumidos de forma ilegal.

Criada em 2018 para gerir os serviços de abastecimento de água, de saneamento e resíduos sólidos, a APIN agrega 11 concelhos dos distritos de Coimbra e de Leiria, embora o de Penacova já tenha anunciado a intenção de abandonar o projecto.

Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande (do distrito de Leiria), Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Penela, Vila Nova de Poiares e Penacova (do distrito de Coimbra) continuam a integrar a empresa, constituída por capitais públicos.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM