16 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: Cumeeira tem agora história contada em livro da autoria de Anabela Monteiro

3 de Julho 2021

A freguesia de Cumeeira, no concelho de Penela, tem agora a sua história resumida num livro da autoria de Anabela Monteiro, apresentado no passado dia 26 de Junho. O salão do Centro Cultural da Cumeeira foi pequeno, ainda mais em tempo de pandemia, para acolher todos aqueles que quiseram assistir ao lançamento do aprofundado trabalho editorial.

A ideia de escrever o livro “começou a pairar” na cabeça da autora quando esta, professora de profissão, leccionava o tema “O passado do meio local” aos alunos do 3.º ano e “pensava nos meninos da minha freguesia. Reconhecia a dificuldade que sentiriam em identificar os factos importantes e vestígios do passado, havendo pouco ou nada escrito”, conta.

Agora já têm um importante documento histórico que fica como “um legado para as gerações vindouras”.

Anabela Monteiro teve “a audácia” de começar esta “aventura” em Maio de 2019 e dois anos após está dado à estampa ‘Freguesia da Cumeeira – a Sua História e as Suas Gentes’.

“Sou uma mulher simples, sonhadora e amante da sua terra, mas foi um acto de coragem da minha parte escrever este livro, que é também um desfrutar da história local”, reconheceu a autora na sessão de apresentação.

A nova escritora espera que “a riqueza de conteúdo desta obra seja motivo de orgulho de um passado histórico que ainda hoje se respira e um legado para as gerações vindouras. Que o estimem, que o enriqueçam e não o deixem cair em esquecimento”, apelou.

Ana Paula Arnaut, filha do histórico António Arnaut, natural da Cumeeira, apresentou a obra, considerando tratar-se de “um livro que resgata a memória da nossa freguesia”, e citou uma frase da princesa Ana Comnena para afirmar que Anabela Monteiro usa a história “como um bastião contra a corrente do tempo que arrasta tudo para as profundezas do esquecimento”.

Para o presidente da Câmara de Penela, Luís Matias, este “não é um livro sobre a história da nossa terra, é um livro sobre nós, sobre os nossos antepassados, sobre aqueles que antes de nós ajudaram a construir a nossa terra, é uma dedicatória às pessoas anónimas”.

O autarca afirmou ainda tratar-se de “uma expressão muito sublime, muito própria do amor que a Anabela [Monteiro] tem pela sua terra”.

Em paralelo com a apresentação do livro foi inaugurada a exposição “Cumeeira – Alguns aspectos histórico-arqueológicos”, da autoria de João Pedro Costa e chancela da Câmara Municipal de Penela e do Centro de Estudos de História Local e Regional Salvador Dias Arnaut.

(Na foto, Anabela Monteiro, Ana Paula Arnaut e Luís Matias na apresentação do livro)

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM