22 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Sondagens arqueológicas em Conímbriga revelam “enorme potencial patrimonial”

28 de Julho 2021

Os mais recentes trabalhos arqueológicos realizados em Conímbriga revelaram “singulares índices de preservação das estruturas arqueológicas identificadas”, com “enorme potencial patrimonial e museológico”, adiantou o director do museu monográfico, Vítor Dias.

As investigações na estação arqueológica romana decorreram ao abrigo do Projecto de Investigação Plurianual de Arqueologia (PIPA), intitulado CONIMBRIGA MMXX – Avaliação do potencial científico do Vale Norte de Conimbriga, liderado pelo arqueólogo Ricardo Costeira da Silva, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e pelo Museu Monográfico de Conímbriga, com o apoio da Câmara Municipal de Condeixa, que financiou a alimentação e alojamento dos estudantes envolvidos no projecto.

“É fundamental prosseguir os trabalhos de investigação sobre um dos achados arqueológicos romanos mais importantes do país e, nesse sentido, estaremos sempre disponíveis a apoiar todos os projectos que favoreçam a realização de novas escavações, iniciadas há mais de um século, e novas pesquisas que promovam o conhecimento e a conservação do património de Conímbriga”, sublinha o presidente da Câmara, Nuno Moita.

Os trabalhos arqueológicos incidiram na fachada norte da Casa dos Repuxos e revelaram “singulares índices de preservação das estruturas arqueológicas identificadas”, resultando “num diagnóstico muito revelador do enorme potencial patrimonial e museológico de todo o designado vale norte, que geomorfologicamente converge no sentido de Condeixa-a-Velha”, adiantou Vítor Dias, director do Museu Monográfico de Conímbriga.

De acordo com a autarquia, os parceiros institucionais do projecto congratulam-se com a “profícua parceria e com as proveitosas semanas de formação e aprendizagem” proporcionadas aos alunos do Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Os resultados académicos serão oportunamente divulgados.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM