22 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Coimbra: Câmara lança projecto de recolha de bio resíduos

20 de Julho 2021

A Câmara de Coimbra vai avançar com um projecto de recolha selectiva de bio resíduos, na Freguesia dos Olivais e na União de Freguesias de Coimbra, prevendo recolher 1.500 toneladas de biodegradáveis numa primeira fase.

O projecto prevê abranger “uma população de cerca de 15.000 habitantes (cerca de 9.000 alojamentos)”, que corresponde a “11% do total da população residente no concelho”, refere o município de Coimbra numa nota de imprensa.

A recolha selectiva de bio resíduos (resíduos biodegradáveis de jardins, alimentares e de cozinha das habitações, entre outros), incidirá, numa primeira fase, na freguesia de Santo António dos Olivais e na União de Freguesias de Coimbra, por serem “identificadas como adequadas para o efeito da recolha”.

De acordo com a Câmara, a iniciativa inclui a “aquisição de uma viatura específica de recolha, de 8.500 contentores domésticos (de sete litros) e de 200 contentores equipados com controlos de acesso (de 800 litros)”.

A atribuição dos contentores domésticos destina-se a todos os munícipes que aderirem ao projecto, sendo que, serão efectuados contactos, de modo a fornecer informação e esclarecimentos sobre a iniciativa.

O projecto envolve um investimento total de cerca de 624 mil, com comparticipação de 75%, pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Esta recolha selectiva de bio resíduos visa “melhorar o meio ambiente”, contribuir para “mitigar as alterações climáticas” e potenciar “a diminuição dos resíduos depositados em aterro”.

O município vai promover acções de comunicação de sensibilização, bem como “acções de monitorização dos acessos a cada contentor, o registo da quantidade e qualidade dos bio resíduos por amostragem de contentores, o acompanhamento das adesões e a captação de novos utilizadores na área definida”.

Cabe à empresa ERSUC, Resíduos Sólidos do Centro receber e valorizar os bio resíduos entregues pelo município de Coimbra.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM