16 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Hospital de Avelar inaugurou nova ala de medicina

2 de Julho 2021

O hospital da Fundação Nossa Senhora da Guia, em Avelar, inaugurou as obras de requalificação da ala de medicina num investimento de 100.000 euros e que permitiu um aumento de 10 camas na ala de cuidados continuados.

Na inauguração, no passado dia 21 de Junho e que contou com a presença de António Lacerda Sales, secretário Adjunto e da Saúde, aquela unidade afirmou-se como sendo “o primeiro hospital de referência de toda esta região, prova disso foi termos sido o primeiro porto de abrigo a quem fugia dos incêndios de Pedrógão”.

A meta traçada para o futuro é de “seis mil consultas externas de especialidade por ano, queremos reforçar a actividade cirúrgica e também os meios complementares de diagnóstico, mas para isso precisamos de um reforço tecnológico para melhor servir a população. E estamos, também, a lançar o programa de cirurgia às cataratas e esperamos realizar as 1.000 cirurgias por ano”, adiantou João Fareleiro, do Hospital de Avelar.

“Estamos a preparar uma candidatura a investimento para unidades móveis que realizem exames em todos os seis municípios onde temos maior incidência. Exames esses mais na área das ecografias e análises sanguíneas de forma a evitar as grandes deslocações aos centros urbanos. Pretendemos uma solução que cumpra com as necessidades do território e que se traduz num investimento de 850.000 euros”, revelou aquele responsável.

Além do investimento em unidades móveis, administração da Fundação Nossa Senhora da Guia desafiou seis municípios, nomeadamente, Ansião, Alvaiázere, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão-Grande e Penela, a associarem-se à candidatura do programa S@ude Mais Perto, que rondará os cerca de 450.000 euros e que serão comparticipados em 70% pelo programa ao qual se candidatam e os restantes 30% pelos municípios em questão.

“Lançámos em conjunto com o Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra (CHUC), a ARS do Centro, ACES Pinhal Interior Norte e os seis municípios, um programa de telemonitorização de doentes crónicos em que se pretende acompanhar todos os sinais, sintomas e parâmetros biométricos dos pacientes. Alguns destes pacientes serão referenciados pelo Centro Hospitalar, outros pelos cuidados de saúde primários e vamos procurar também alocar o sector social nesta monotorização dos dados. Para que a informação chegue aos decisores vamos ter uma equipa dedicada a esta telemonitorização que trabalhará em rede com os cuidados de saúde primários, assim como com os CHUC nesta intervenção precoce. Esta telemonitorização será complementada com a assistência domiciliária”, explicou João Fareleiro.

António Lacerda Sales, por sua vez, parabenizou o investimento feito pela fundação referindo que “instituições como esta são de extrema importância por uma questão de proximidade e este governo quer estar próximo das pessoas através dos cuidados de saúde primários e secundários, através de resoluções como as deste projecto que aqui nos foi dado a conhecer e que promove a melhoria de condições, nomeadamente, ao nível de meios complementares de diagnóstico e nós queremos melhorar a produtividade destas instituições”, sublinhando que o governo mantém o olhar focado no futuro e que para isso conta com “duas armas importantes, o plano de resiliência que já se encontra aprovado e o Programa 2030, para o qual devemos olhar com esperança sobretudo na área da saúde”.

“Nos cuidados primários estimamos investir 463 milhões, para a saúde mental investiremos 85 milhões e para os cuidados continuados 205 milhões, sendo que queremos aumentar 5.500 camas e melhorar os cuidados domiciliares. É, cada vez mais, fundamental tratar pessoas em casa porque lhes dirimimos o risco de contacto e uma consequente infecção e porque as mantemos confortavelmente no seu ambiente. É esta a aposta que temos de fazer”, assegurou o governante.

RUTE AZEVEDO SANTOS

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM