O Município de Pombal participará, na próxima segunda-feira, 7 de Junho, no primeiro debate do Impulso – Fórum Político da Artemrede, um projecto de cooperação cultural que tem como missão promover a qualificação e o desenvolvimento dos territórios onde actua, constituído por 18 municípios, valorizando o papel central dos teatros e de outros espaços culturais enquanto polos dinamizadores e
promotores das artes e da cidadania.
Naquela conversa, transmitida a partir das 11h30 nos canais digitais da Artemrede, pretende-se dar a conhecer melhor o projecto através das vozes de alguns dos seus protagonistas: equipa executiva, autarcas, programadores, dirigentes, artistas vão partilhar as suas experiências, opiniões e expectativas sobre o funcionamento e a actividade da rede.
O Fórum Político da Artemrede é uma iniciativa criada em 2015 no âmbito do Plano Estratégico e Operacional 2015-2020, como “afirmação da dimensão política da rede e da vontade de promover o debate e a reflexão entre autarcas e outros decisores políticos”.
Nas suas três edições (2016, 2017, 2019), o Fórum discutiu questões de política cultural e produziu documentos públicos com tomadas
de posição e propostas concretas.
Em 2021 os temas, os conteúdos e o formato do Fórum são necessariamente influenciados por três acontecimentos, dois externos e um interno: a pandemia provocada pela Covid-19; as eleições autárquicas que acontecerão no Outono deste ano; e o processo de elaboração da Carta de Compromisso da Artemrede e da iniciativa Compromisso Cultura 2030, que esta tem vindo a desenvolver desde 2020 com os seus associados.
“Estes três acontecimentos suscitam inquietações, propostas e desafios aos autarcas, aos territórios e às comunidades. A pandemia acentuou as fissuras sociais e económicas, redefiniu prioridades de política pública e colocou a descoberto a necessidade de mudanças nos modos de fazer. As eleições autárquicas são uma oportunidade para o debate sobre estratégia e política de cidades. O Compromisso Cultura 2030 tem promovido a consciencialização e a reflexão sobre a importância de uma política cultural municipal integrada, em articulação com todas as áreas do desenvolvimento sustentável”, refere o comunicado da edilidade.
De modo a encontrar resposta para estas preocupações, ao longo de cinco dias, o Fórum Político recolherá e organizará contributos de profissionais da cultura e das artes, artistas, investigadores, autarcas e agentes de desenvolvimento local.
Estes contributos respondem a cinco desafios centrais das cidades, nos quais a cultura pode e deve ter um papel fundamental: Território, Democracia, Sustentabilidade, Cooperação e Desenvolvimento.
Cada um destes desafios despoleta conteúdos em formatos diversos, como debates, entrevistas ou depoimentos, pré-gravados ou realizados em directo, partilhados nos canais digitais da Artemrede.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM