O município Montemor-o-Velho vai reabilitar com um investimento de 1,3 milhões de euros o Convento de Nossa Senhora dos Anjos, transformando-o num espaço museológico.
A obra inclui intervenções no exterior e no interior do Convento.
O projecto contempla, no exterior, o “redesenho da circulação viária, com a criação de uma nova e construção de passeios, que pretende conferir maior segurança rodoviária à via que faz a ligação ao centro da vila de Montemor-o-Velho”, refere aquele município do distrito de Coimbra.
A empreitada vai transformar a envolvente do Convento do Anjos numa praça com espaço ajardinado, equipado com mobiliário urbano, articulação pedonal entre o centro histórico e as zonas mais recentes da vila de Montemor-o-Velho.
Relativamente ao interior, o edifício vai ser adequado ao nível da segurança contra incêndio, telecomunicações, aquecimento ou iluminação decorativa e expositiva, bem como adequado às condições de acessibilidade e mobilidade.
A concretização das obras vai proporcionar um espaço de fruição cultural e novas dinâmicas, nomeadamente, “as salas ’De Profundis’, antigo espaço de orações antes das refeições e da lavagem das mãos, e do ’Capítulo’, utilizada como cozinha e refeitório, vão ter uma nova funcionalidade, dando um particular destaque à promoção cultural e patrimonial, podendo acolher momentos musicais, de debate e partilha”, refere o município em nota de imprensa.
Os claustros e os jardins vão ser alvo de arranjo e a antiga fonte vai ser reactivada.
“O espaço expositivo central do convento, que vai acolher as colecções do município, vai ficar localizado no 1.º andar do edifício, com aproveitamento do claustro superior, livraria e antiga zona dos dormitórios. Neste piso será ainda criado um espaço de reserva museológica e sanitários”, lê-se nessa mesma nota.
As obras, que totalizam um valor global de 1,3 milhões de euros, são apoiadas pelo Programa Operacional Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do eixo prioritário “Afirmar a Sustentabilidade dos Territórios” (CONSERVAR).
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM