22 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Leiria: Município recebeu 42 propostas para orçamento participativo

30 de Junho 2021

O Município de Leiria recebeu 42 propostas no âmbito do orçamento participativo de 2021/2022, mais três do que no ano passado, anunciou a autarquia, que disponibiliza 630.400 euros para a concretização das ideias mais votadas.

As propostas, cuja execução se dispersa um pouco por todo o concelho, apresentam um equilíbrio quanto à sua tipologia, sendo a categoria “Verde ou Imaterial” a que mereceu maior número de ideias (17), seguindo-se a “Jovem” com 15 e a “Material” com 10, adianta uma nota de imprensa.

A edição deste ano disponibiliza 630.400,93 euros para a concretização dos projectos mais votados, numa iniciativa que tem como objectivos “promover a participação informada, activa e construtiva dos cidadãos e incentivar o diálogo entre os munícipes e os eleitos locais, bem como adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas da população”, acrescenta o Município de Leiria.

“Pretende-se ainda contribuir para uma sociedade civil dinâmica e coesa e também aumentar a transparência da actividade autárquica”, lê-se ainda no comunicado.

As candidaturas serão agora reunidas e analisadas, com vista à verificação de eventuais submissões repetidas ou de pedidos de esclarecimento junto dos proponentes, estando marcada para o próximo dia 5 a divulgação da lista definitiva de propostas aceites para avaliação.

Segundo a Câmara de Leiria, os projectos escolhidos serão depois analisados pelos serviços municipais quanto ao cumprimento dos critérios até 15 de Agosto, devendo a lista provisória ser divulgada no dia seguinte.

A votação dos projectos decorre entre 18 e 29 de Outubro, sendo os resultados conhecidos a 3 de Novembro.

“Descentralizar a Cultura – De cá para lá” e a construção de um espaço museológico em Boa Vista foram as propostas mais votadas nas categorias “Verde ou Imaterial” e “Material” na edição do ano passado.

Foram ainda seleccionadas para execução as candidaturas “Uma biblioteca para a Comunidade”, a colocação de ilhas ecológicas na Urbanização de Santa Clara e um parque infantil em Monte Real.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM