22 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Leiria: Jornais históricos das terras da Rede Cultura 2027 disponibilizados ‘online’

16 de Junho 2021

Todos os números de dois jornais históricos de Leiria, desaparecidos em 2013, ficam disponíveis sexta-feira numa hemeroteca digital que pretende salvaguardar a memória dos 26 municípios do território da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura.

O anúncio foi feito hoje pela Rede Cultura 2027, responsável pela candidatura, que pretende alargar progressivamente este arquivo ‘online’ de acesso gratuito a periódicos históricos dos municípios envolvidos no projecto de candidatura e aos três arquivos distritais de Leiria, Santarém e Lisboa.

Em comunicado, a instituição considera que esse património constitui “a memória deste vasto, diverso e antigo território”.

No arranque da hemeroteca digital Arquivo Digital de Leiria ficará consultável o acervo integral que resultou dos 99 anos de existência de ”O Mensageiro” e dos 80 anos de ”A Voz de Domingo”, publicações da Diocese de Leiria-Fátima que desapareceram em 2013 para dar lugar a um novo título, “Presente”, que também deixou de ser publicado em 2018.

“Os jornais, talvez ainda mais os jornais locais e regionais, são como os anéis que engrossam o interior dos troncos das árvores duradouras. Cada anel explica-nos, revela-nos, ilustra-nos a memória do que fomos, detalhada, escrita e visual, com voz e sotaque próprios e, assim, nos prova que não somos só a efemeridade do presente nem o acaso do futuro”, descreve a Rede Cultura 2027 sobre a nova hemeroteca Arquivo Digital de Leiria.

O projecto “resgata para uma memória que seja eterna e acessível” as notícias, as pessoas e as ideias levadas à estampa, durante décadas, por aqueles dois jornais, “preservando o papel da sua extinção material”.

Este é o primeiro resultado da parceria entre o município de Leiria, Direcção Geral do Livro, de arquivos e bibliotecas e da Fundação Signis, sublinhando a Rede Cultura 2027 que este é um exercício “conjunto de salvaguarda, valorização e comunicação” do património documental e imaterial”, para a preservação da “memória futura”.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM