O Museu Nacional Machado de Castro (MNMC), em Coimbra, reabriu hoje ao público após ter sido encerrado, no dia 22 de Maio, devido à detecção de três casos positivos de covid-19 entre os trabalhadores.
Em comunicado, o Museu Machado de Castro, na Alta da cidade, informa que retomou as actividades “no horário normal de funcionamento”, das 10h00 às 18h00.
A instituição dirigida por Maria de Lurdes Craveiro, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC), reabriu “com a equipa pronta para receber os (…) visitantes em segurança, cumpridos todos os procedimentos exigidos” pela Direcção-Geral da Saúde.
“Até data a confirmar brevemente”, podem ser apreciadas no MNMC as exposições temporárias “Ruralidades”, com fotografias de Jorge Bacelar, integrada na programação da iniciativa “Abril no Feminino”, e “Tectos pintados. Os fragmentos do céu”, que tem Joana Antunes como comissária, do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património da UC.
Na sequência da “recalendarização em curso das actividades previstas”, o Museu adianta que vai actualizar a programação “com a maior brevidade possível”.
No dia 24 de Maio, Lurdes Craveiro disse à agência Lusa que os 32 funcionários do Museu estavam em quarentena e que se perspectivava a reabertura para 2 de Junho, como veio a acontecer.
Em 2019 e 2021, em Maio, o Museu Machado de Castro encerrou também durante dois dias, por razões de segurança, devido à partida do Rally de Portugal do Polo I da Universidade de Coimbra.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM