22 de Setembro de 2021 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: The Jeggas são os vencedores da primeira edição do Festival Metamorfose

28 de Junho 2021
O Festival Metamorfose encerrou a sua primeira edição atribuindo a vitória a The Jeggas, uma banda lisboeta, que conquistou mais três pontos do que o segundo classificado, os M1ndFull.
O Festival , uma organização da Associação Asas à Imaginação, que contou com os apoios do Intermarché Condeixa-Mealhada-Taveiro e dos municípios de Coimbra e Condeixa-a-Nova, promoveu as actuações em directo de Duarte Papel, Fugue, M1ndFull, Rara, Rosa Luxemburgo, Terminal e The Jeggas, que decorrerão ao longo de sete semanas, entre 8 de Maio e 19 de Junho.
“Tivemos regressos aos palcos e estreias, vários estilos e muitas músicas originais. Foram sete semanas em que projectos que esperavam uma oportunidade e bandas que tiveram os seus planos interrompidos pela pandemia, tiveram “palco” nos estúdios da Academia de Música de Coimbra, situados em Condeixa-a-Nova”, refere o comunicado da organização.
No passado sábado, 26 de Junho, decorreu então o último programa da primeira edição do Festival que reuniu todos os participantes e que contou com a presença de dois elementos do júri, Carlos Gago e Manuel Rocha, para o anúncio em directo dos projectos vencedores, que vão receber prémios monetários no valor total de 3.000 euros.
O resultado final alinhou os concorrentes da seguinte forma: The Jeggas (24 pontos), M1ndFull (21 pontos), Rosa Luxemburgo (19 pontos), Terminal (15 pontos), Duarte Papel (14 pontos), Fugue (11 pontos) e Rara (9 pontos).
Pedro Ferreira, criador e director do Festival, considera que se confirmou a necessidade do surgimento de uma iniciativa inédita para divulgar, promover e apoiar projectos musicais, dar oportunidade a projectos emergentes/inéditos e criar pontes entre o público e a arte e a música em particular num contexto tão singular.
“Transformação foi a palavra ordem e o balanço não poderia ser mais positivo”, indica Pedro Ferreira que salienta os “milhares que assistiram aos episódios ao longo de dois meses, bem como os votos ao longo dos quatro dias de votação destinado ao público. Números que surpreendem e que convidam à continuidade do projecto”, concluiu o responsável.
A adesão a este projecto voltou a ultrapassar as expectativas da organização, apresentando números elevados: os programas semanais, disponibilizados no Facebook e Youtube, foram visualizados 244 921 minutos (o equivalente a 4 082 horas); durante as emissões em directo, o total dos picos de visualização foi de 1024 pessoas a assistirem, e foram registados 2 188 votos individuais (de IPs  diferentes) em festivalmetamorfose.com. A estes números juntou-se a pontuação do júri, constituído por Carlos Gago, Katia Guerreiro, Manuel Rocha e Tiago Nogueira, que já tinha feito a escolha dos concorrentes a partir das 82 candidaturas apresentadas.

  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM