17 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: “Marcos históricos” juntam três municípios a puxar pela romanização

5 de Junho 2021

O Castellum de Alcabideque, em Condeixa, recebe este domingo (6) a primeira iniciativa da programação cultural em rede “Marcos Históricos – Romanização”, projecto liderado pela Câmara de Condeixa, em parceria com os municípios de Coimbra e de Penela, e que visa proporcionar às comunidades locais e aos visitantes do território a oportunidade de contactar com a história da romanização na região Centro, “usufruir de espaços únicos, com elevado valor patrimonial e cultural, de forma integrada e inclusiva, como as Ruínas de Conímbriga, o Criptopórtico da cidade de Aeminium (Coimbra) ou a Villa Romana do Rabaçal, promovendo o seu acesso universal”.

“Queremos valorizar um património nosso, específico, que nos distingue, que é a romanização. Por outro lado, pretendemos motivar os agentes culturais a retomar a sua actividade depois da pandemia”, refere ao TERRAS DE SICÓ o presidente da Câmara Municipal de Condeixa, Nuno Moita.

A acção cultural custa perto de 300.000 euros, a dividir pelos três municípios, é totalmente financiada por fundos comunitários, no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e visa posicionar os Marcos Históricos – Romanização no epicentro de uma programação itinerante de abrangência intermunicipal, promovendo a participação activa das populações e fomentando as responsabilidades ambiental e patrimonial, assente numa dimensão territorial e social.

O território romano da região é considerado um factor diferenciador e competitivo da região, que permitem aproximar as comunidades locais, captando a atenção dos visitantes para estes espaços que marcam o património, a cultura e a história.

O projecto pretende possibilitar um maior desenvolvimento da atractividade do território, enaltecendo a imagem da região e o aumento da coesão do território em torno destes espaços.

“Vita Aquae” é primeiro espectáculo, encenado e didáctico, da programação em rede e está marcado para este domingo (6), entre as 15h00 e as 18h00, com sessões de 30 minutos, no Castellum de Alcabideque, na União das Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova. A entrada é gratuita, mas obriga à reserva de lugar no site www.bol.pt ou inscrição na Casa-Museu Fernando Namora.

O espectáculo em torno da água e da engenharia romana do aqueduto que abasteceu a antiga povoação de Conímbriga tem coordenação científica de Miguel Pessoa e apresentação de Pedro Peça.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]

 


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM