13 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Coimbra: Meio milhão de euros para reabilitar infraestruturas desportivas

4 de Junho 2021

O município de Coimbra anunciou hoje um apoio de 500 mil euros a dez associações e clubes desportivos, para garantir melhores condições para a prática desportiva no concelho, optimizando os equipamentos e aumentando a sua durabilidade.

Os contratos de apoio financeiro, assinados ao abrigo do Regulamento Municipal de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas para 2021, foram formalizados com a Associação Cristã da Mocidade de Coimbra, Centro Popular dos Trabalhadores do Sobral de Ceira, Sanjoanense Atlético Clube, Casa do Povo de Ceira, Associação Sócio-Cultural de Recreio e Desporto dos Pereiros, Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol, Centro Social de Marmeleira, Clube União 1919, Clube de Futebol de Santa Clara e Sporting Clube Ribeirense.

Os apoios financeiros agora formalizados incidem sobre requalificação dos espaços de prática desportiva e espaços de apoio, requalificação do piso de pavilhões gimnodesportivos, cobertura de espaços polivalentes, reparações diversas, substituição de um telhado em fibrocimento ou a criação de uma zona de lançamento de peso, dardo, disco e martelo, entre outras intervenções.

Em comunicado, a autarquia de Coimbra adianta que o investimento de meio milhão de euros assinado com as dez instituições soma a cerca de um milhão de euros e 22 associações ou clubes desportivos do concelho apoiados em 2019 e 2020, “estando 20 destas empreitadas já concluídas”, anunciou o presidente da Câmara Municipal, Manuel Machado.

É o caso, entre outras, das obras de melhoramento no pavilhão desportivo da União Desportiva e Recreativa de Cernache, nas instalações do Centro Cultural e Recreativo Valonguense, das ‘boxes’ do Centro Hípico de Coimbra, do Clube de Ténis de Coimbra, do Centro Norton de Matos e da cobertura do pavilhão do Olivais Futebol Clube, “todas financiadas pelo orçamento da Câmara”, refere o comunicado.

Na sessão de assinatura dos contratos-programa, o presidente do município, Manuel Machado, citado na nota, evidenciou o trabalho dos clubes e da autarquia, “mesmo em tempo de pandemia” de covid-19, sublinhando que a relação de “transparência” e de “confiança recíproca” permite aplicar “com bons préstimos” o dinheiro público.

No comunicado, a autarquia lembra que tem “requalificado e criado novas infraestruturas desportivas municipais”, apontando como exemplos a “reabilitada” pista municipal de atletismo de Coimbra, a nova pista municipal de BMX, o pavilhão Mário Mexia, “que recebeu novas tabelas para basquetebol e verá o piso requalificado brevemente”, e o Centro Olímpico de Piscinas Municipais, “que recebeu novos blocos de lançamento”.

A nota acrescenta que estão ainda em curso projectos para a reabilitação da piscina municipal de Celas e do campo municipal da Arregaça, para além da construção de um Centro Desportivo Integrado para ginástica, um novo parque municipal de skate e a rede de ciclovias da cidade.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM