22 de Junho de 2021 | Quinzenário Regional | Diário Online

Coimbra: Cientistas descobrem novo mecanismo da infecção pela bactéria Salmonella

9 de Junho 2021

Um estudo internacional liderado por investigadores da Universidade de Coimbra (UC) revelou um novo mecanismo de infecção específico da Salmonella, que pode ser importante para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para travar infecções causadas por esta bactéria.

“Trata-se de um novo mecanismo que aumenta o nosso conhecimento sobre as interacções complexas estabelecidas entre as nossas células e os microrganismos, neste caso a bactéria Salmonella”, refere Ana Eulálio, líder do estudo e investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Em comunicado, a UC salienta que estes dados, obtidos através de estudos em células e em modelos animais, podem vir a desempenhar “um papel crucial no impedimento da progressão da infecção por esta bactéria”.

Miguel Mano, investigador do CNC e docente da FCTUC, e também autor do estudo, esclarece que “o conhecimento dos mecanismos moleculares explorados pela Salmonella pode possibilitar o desenvolvimento de estratégias terapêuticas capazes de bloquear a disseminação da infecção”.

“Geralmente, as células do corpo humano quando são infectadas por vírus ou bactérias comunicam com as células vizinhas saudáveis para orquestrar uma resposta contra a infecção”, o que não acontece com as células infectadas por Salmonella, que libertam proteínas que facilitam a infecção das células vizinhas.

Por esta razão, refere o estudo, “foi necessário avaliar e identificar ‘moléculas-chave’ envolvidas no processo de infecção e disseminação, para melhor compreender onde actuar para impedir a infecção”.

A infecção provocada por aquela bactéria ocorre após a ingestão de alimentos contaminados e afecta principalmente o tracto digestivo, provocando enjoos, cólicas, diarreia, febre e vómitos.

A investigação liderada por cientistas da UC contou com a colaboração das Universidades de Würzburg (Alemanha) e de Córdoba (Espanha) e dos Institutos de Ciências Matemáticas e de Homi Bhabha (Índia).

LUSA