15 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Escola de ciclismo da Ansibikers nasce por “falta de oferta no interior do país”

5 de Junho 2021

A Escola de Ciclismo para jovens é o mais recente projecto da Ansibikers – Associação de Praticantes de BTT, de Ansião, que decidiu avançar com a ideia por “constatarmos que na zona interior não existe qualquer oferta para atletas que queiram praticar ciclismo, tudo o que existe nesta área ou é no Norte do país ou em Lisboa” e que oferece formação em BTT, BMX e estrada.

“Quem sabe se não temos aqui campeões que estão a perder uma oportunidade de mostrarem o que valem nesta área. Não podemos ter apenas oferta na área do futebol porque o desporto é mais do que isso, temos que ter outras ofertas para que eles possam escolher aquela a que melhor se adaptam”, disse ao TERRAS DE SICÓ Abel Madruga, presidente da Ansibikers.

Com actividade iniciada em Fevereiro deste ano, a Escola de Ciclismo conta com 16 atletas inscritos, sendo que “todos os fins-de-semana nos apercebemos que aparecem sempre mais dois, mas com muita pena nossa ainda só temos uma menina e queremos conquistar mais”.

“A idade dos nossos alunos encontra-se entre os 5 e os 14 anos, pois a partir dos 14 anos passa ao escalão de cadetes. Juniores também temos, mas estão a ser treinados por um treinador que nos foi emprestado porque os nossos treinadores começaram agora a formação e ainda não têm o grau II do curso”, acrescentou o líder da Ansibikers.

Os treinadores das camadas mais jovens são sócios da associação a quem foi dada a possibilidade de tirar o curso tendo sido abertas cinco vagas para o curso de grau I, mas o objectivo é que “estes continuem a formação e passem a treinadores de grau II para treinarmos os nossos atletas de outros escalões”.

Apesar da Ansibikers dispor de formação em três áreas distintas, os seus alunos estão inscritos em BTT por considerarem que “até aos 12 anos ainda não sabem bem o querem, a partir dessa idade é que começam a perceber o que querem fazer e começam a inclinar-se mais para uma área especifica. É aqui que entra o papel do treinador, que passa a acompanhar o atleta na vertente para a qual ele tem mais apetência e habilidade. Por exemplo, aqueles meninos que começam desde cedo a levantar as regras da bicicleta e a fazer saltos, já sabemos que são crianças com uma ‘queda’ para o BMX. E depois se quiserem continuar, nós podemos encaminhar e mostrar-lhes quais as vertentes que têm disponíveis para escolher”.

Abel Madruga refere ainda que a intenção é manter “esta academia de ciclismo como uma oportunidade para os mais novos que virão a seguir, para que também eles possam entrar e aprender com os que já aqui estão e que assim possa ser consecutivamente, e isto se torne um ciclo”.

Retorno da saudosa Maratona

Depois do interregno de um ano, a Maratona BTT/XCM volta para a sua 14.ª edição este domingo (6), com capacidade para receber 400 atletas e algumas “novidades” que deixam os Ansibikers de “pernas a tremer”.

“Nós mudamos um bocado o que era o BTT desde há uns anos para cá. Devido a termos pessoas no curso de formação de treinadores da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), temos aprendido muito sobre regulamentos. Então decidimos que este ano iríamos fazer uma maratona federada, cumprindo todos os requisitos implementados pela UCI [União Ciclista Internacional] e a FPC, estando esta prova inserida no campeonato único regional de Santarém”, explica o dirigente.

No entanto, esta associação ansianense não pretende ficar por aqui e no próximo ano tem como ambição receber uma prova ao abrigo do campeonato nacional, embora receando que Ansião não tenha as estruturas necessárias para a acolher.

“O que tínhamos até aqui era apenas uma maratona normal, mas que não contava para nenhum campeonato. Ainda assim tínhamos uma boa adesão. Agora uma prova neste âmbito da federação, acredito que seja uma mais-valia para Ansião, porque traz atletas de alto nível, atletas profissionais, mas receamos que a vila não tenha capacidade de alojamento para tanta gente”, explicou.

E depois?

Quanto ao futuro, Abel Madruga assume que deve haver por parte da Ansibikers um investimento cada vez maior nas suas modalidades como o trail, que “no próximo ano teremos de voltar a investir nele e decidir se não devemos ter uma equipa específica para tratar apenas desse campo”, deixando também em aberto a possibilidade de um acordo com a Escola Municipal de Natação de Ansião para “uma prova dupla onde se inserisse ciclismo e natação”.

RUTE AZEVEDO SANTOS

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM