22 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Deputados do PSD alertam para falta de recursos em extensões de saúde

28 de Junho 2021

Deputados do PSD questionaram a ministra da Saúde, Marta Temido, sobre a falta de recursos humanos em extensões de saúde do concelho de Ansião.

Numa pergunta entregue na Assembleia da República e dirigida à ministra da Saúde, os cinco deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria referem que “a extensão de saúde de Chão de Couce nas últimas quatro semanas tem estado encerrada”.

“Esta situação tem sido recorrente nos últimos meses, não só em Chão de Couce, como noutras extensões de saúde, o que tem causado muitos constrangimentos e um constante adiar da marcação de simples consultas, com consequências graves para o acesso dos utentes aos serviços básicos de saúde”, adiantam os parlamentares.

Segundo os sociais-democratas, “os utentes veem-se, frequentemente, confrontados com a necessidade de terem de se deslocar para outras freguesias, para poderem aceder a uma consulta, muitas vezes não possuindo transportes próprios ou acesso a transportes alternativos”.

“Com a agravante de a população estar bastante envelhecida e com patologias graves associadas a esse facto”, salientam, considerando que “a falta de recursos humanos para assegurar estes serviços de proximidade é gritante e coloca em causa a manutenção de todos as extensões de saúde do concelho de Ansião”.

Para os deputados Hugo Oliveira, Margarida Balseiro Lopes, Pedro Roque, Olga Silvestre e João Gomes Marques, é “incompreensível que se mantenha esta situação”, num concelho “disperso, marcado pelo envelhecimento da sua população, sendo a saúde uma área prioritária para garantir a qualidade de vida e o bem-estar dos cidadãos”.

Da ministra da Saúde, os parlamentares querem saber se vai “garantir aos serviços competentes dotação para colmatar as falhas apontadas, nomeadamente a contratação de recursos humanos”, e se “vão ser contratados mais profissionais de saúde para estas extensões de saúde”.

Os deputados querem ainda saber se Marta Temido assume que “os utentes destas unidades de saúde continuem a ser prejudicados” ou se “vai intervir para repor a normalidade”.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM