22 de Junho de 2021 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere: Nova praça inaugurada no próximo domingo, Dia do Concelho

9 de Junho 2021

A inauguração das obras de regeneração urbana da zona envolvente à Câmara e da nova praça contígua será o ponto alto das comemorações do Dia do Concelho, no feriado municipal de 13 de Junho.

Os espaços foram abertos à circulação e ao público logo que as intervenções ficaram concluídas, ocorrendo dentro de uma semana a inauguração formal.

“Este projecto, que teve duas fases, dá uma nova centralidade a Alvaiázere, dá uma visão mais moderna, mais contemporânea, dá também uma visão de mudança, de uma nova perspectiva de desenvolvimento para o futuro”, realça a presidente da autarquia, Célia Marques.

Contudo, para a presidente da Câmara há uma mais-valia que se sobrepõe a todas as outras vantagens: “cria uma sensação de comunidade”.

“Todos os núcleos urbanos, até os mais pequenos, têm um ponto de encontro, um centro, uma praça, um largo, uma praceta, que funciona como ponto de encontro. Ora, Alvaiázere não tinha e a mim era uma coisa que me incomodava. É muito importante haver esse ponto porque é o que cria o sentido de comunidade, de pertença, de grupo, onde as pessoas se encontram, onde socializam, e nós precisamos disso”, salienta Célia Marques, esperançada que a nova praça “crie esse sentido de comunidade, pelo menos, à freguesia de Alvaiázere, porque é algo que faz falta”.

A primeira fase da intervenção teve como alvo a zona envolvente aos Paços do Concelho e a segunda a criação de uma nova praça no prolongamento daquela zona. As obras custaram mais de 800.000 euros, com elevado financiamento comunitário no âmbito do Plano de Acção de Regeneração Urbana (PARU).

“O projecto foi desenvolvido por uma arquitecta de Alvaiázere, que conhece bem a nossa realidade. A Mariana Baptista percebeu claramente o que queríamos para aquele espaço, o que se pretendia. E qual é que era a visão para o centro de Alvaiázere e as dinâmicas de circulação, a abertura que iria dar ao centro da vila, a flexibilidade que o espaço tinha de ter para acolher diferente tipo de iniciativas. Vai trazer mais oportunidades a todo o comércio que está em torno do espaço, porque se houver essa visão de oportunidade que estamos a criar, garantidamente, ela vai existir, vai crescer e vai criar um sentido de comunidade”, antecipa a autarca.

Se o estado do tempo o permitir, a nova praça acolherá todo o programa comemorativo do Dia do Concelho, na tarde de domingo (13).

A inauguração do espaço, uma sessão solene com os tradicionais discursos da ocasião, as homenagens a um “alvaiazerense ilustre” e “às pessoas que estiveram envolvidas localmente no combate à covid-19”, bem como o lançamento de dois livros editados pela autarquia e a entrega dos prémios do concurso ‘Alvaiázere Sabe Bem’, fazem parte do programa das celebrações do feriado municipal que será transmitido online, procurando evitar a presença de público, quando ainda se vive um período de restrições devido à pandemia.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com