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Soure não espera mais por financiamento para melhorar acesso à A1… e avança

22 de Maio 2021

Soure vai avançar com um “plano B” para conseguir melhorar a ligação entre a vila e o nó da auto-estrada A1, na zona do Casconho, optando a Câmara por financiar a empreitada que será concretizada por fases.

A dificuldade em conseguir dinheiros europeus ou do Orçamento do Estado tem vindo a atrasar a obra que desde a abertura daquele nó, em 2014, se constata ser uma necessidade devido aos constrangimentos da EN 348, por onde é feita a circulação, nomeadamente à passagem pela localidade de Paleão.

Para já, a autarquia aprovou, na última reunião do executivo municipal, o projecto de reabilitação do troço entre o nó da A1 e o Paleão, na distância de 950 metros, que custará cerca de um milhão e meio de euros, a ser obtido através de empréstimo bancário.

“Será um troço com características de variante, com via dedicada, uma via paralela de acesso às propriedades agrícolas e uma ciclovia”, explica o presidente da Câmara de Soure, Mário Jorge Nunes.

Uma boa ligação entre a auto-estrada e o Paleão assume particular importância numa altura em que o autarca assume a existência de contactos com investidores para a instalação de empresas naquela zona, onde se localiza o desactivado pólo industrial da Empresa Fabril do Norte, que o grupo SONAE procura vender.

“Começa a haver alguma pressão na procura da zona de Paleão para investimentos empresariais e como tal temos de dar também um sinal de modernização daquela via essencial”, justifica o edil.

O ante-projecto para a ligação rápida entre a A1 e Soure é de seis quilómetros e custará no total cerca de nove milhões de euros a executar. Como o TERRAS DE SICÓ já anteriormente noticiou, contemplará, numa fase posterior à reabilitação daquele troço da EN348, a construção de uma nova via entre o Paleão e zona nascente da vila.

Mais obras

Para além da aprovação da reabilitação do troço da EN348, o executivo municipal aprovou também os projectos de outras três obras, que juntas (as quatro) implicam um empréstimo bancário superior a cinco milhões de euros para a sua concretização. São elas a reabilitação dos acessos à passagem superior sobre a Linha do Norte e variante norte à vila de Soure; a construção de ciclovias urbanas na vila e parque de estacionamento, “projecto que atravessa a vila desde a estação ferroviária até à zona nascente, implica a alteração rodoviária na ponte sobre o rio Arunca, e a construção de um parque intermodal”; e ainda um parque intermodal de passageiros na Granja do Ulmeiro.

“Assim que estiver concluído o processo burocrático de aprovação do financiamento, lançaremos os concursos públicos”, assegura Mário Jorge Nunes, garantindo que a autarquia “tem todas as condições” para suportar os encargos do referido empréstimo bancário.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


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