A Escola Secundaria Martinho Árias realizou uma recriação histórica com o tema “No tempo de Martinho Árias – quadros de uma sociabilidade medieval”.
“No ano lectivo transacto, o Agrupamento pretendia ter desenvolvido esta actividade que culminaria na apresentação de uma Feira Medieval na vila de Soure. No entanto, o quadro pandémico inviabilizou o projecto mas para que não se perdesse todo o trabalho já feito, decidiu proceder-se a filmagens de quadros cénicos do quotidiano medieval”, refere o comunicado daquela instituição de ensino.
Estas gravações funcionarão como recursos pedagógicos “passíveis de consolidar aprendizagens, nomeadamente no que se refere ao passado histórico de Soure, bem como à sua figura maior, Martinho Árias, no século XII, altura em que a vila constituía o limite da fronteira cristã a Sul, uma Finis Terra”.
As gravações decorreram com grupos restritos de alunos e professores, salvaguardando todas as medidas sanitárias impostas pelo actual contexto de pandemia.
“Não se tratou de recriar uma feira medieval nos moldes tradicionais deste tipo de evento, até porque faltou a componente da relação vendedor/comprador, mas tentou dar-se apenas um vislumbre do que poderia ter sido o evento, se se tivesse concretizado em espaço público, tal como inicialmente previsto”, acrescentou ainda.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM