A Unidade de Intervenção e Apoio no Luto (L.U.I.S.A.), uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia da Redinha (SCMR), celebrou o seu primeiro ano de actividade, no passado dia 18 de Maio.
A data foi assinalada com uma cerimónia divulgada através das redes sociais, na qual estiveram presentes a dra. Alexandra Neves, representante regional da Inovação Social da Região Centro, a dra. Ana Cabral, vereadora com o pelouro do desenvolvimento social e saúde do Município de Pombal, o sr. Manuel Mário Sacramento, provedor da SCMR, a dra. Andreia Dias, coordenadora de projectos da
SCMR e a dra. Lia Almeida, psicóloga e coordenadora do projecto L.U.I.S.A.
No decorrer da cerimónia foram apresentados os resultados do trabalho desenvolvido durante o primeiro ano de L.U.I.S.A., dos quais se destaca o acompanhamento de 69 beneficiários nas diversas áreas de intervenção do projecto. O apoio prestado à comunidade pombalense pela equipa multidisciplinar foca-se em apoio psicológico, apoio social, apoio de enfermagem e apoio jurídico, sendo totalmente gratuito.
“O principal objectivo desta iniciativa é criar um serviço de proximidade com uma intervenção diferenciada no processo de luto, no diagnóstico de doença oncológica e/ou trauma”, refere a SCMR em comunicado.
O projecto L.U.I.S.A. foi distinguido no âmbito do Programa de Parcerias para o Impacto, enquadrado na Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS), sendo 70% do seu financiamento assegurado pelo Fundo Social Europeu e Contribuição Nacional Pública, e os restantes 30% são assegurados pelas comparticipações de 11 investidores sociais: Município de Pombal; as juntas de freguesia de Pombal, Redinha, Pelariga, Abiul e Vila Cã; as uniões de freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze e de Guia, Ilha e Mata Mourisca; bem como a Pombalgest, Policlínica de Pombal e Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Pombal.
“A SCMR está convicta de que o trabalho desenvolvido por L.U.I.S.A., em colaboração com todos os investidores sociais, beneficiários e comunidade, tem sido uma mais valia para Pombal e todos os pombalenses, acreditando que, durante o próximo ano, L.U.I.S.A. continuará a crescer e a desenvolver o seu trabalho tornando-se uma resposta de referência a nível local e nacional”, acrescentou ainda a instituição.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM