13 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: Paulo Júlio vai ser o mandatário da candidatura social-democrata às Autárquicas

23 de Maio 2021

O antigo presidente da Câmara de Penela e ex-secretário de Estado, Paulo Júlio vai ser o mandatário da candidatura do PSD à autarquia naquele concelho nas próximas eleições autárquicas, confirmou o próprio ao TERRAS DE SICÓ.

Trata-se de “um regresso à participação cívica” e não à política activa, mais de oito anos depois da saída do governo liderado por Pedro Passos Coelho, onde exerceu as funções de secretário de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa.

“Não aceitei nenhum lugar em listas, mas entendo que devia dar o meu apoio ao Rui Seoane, nesta perspectiva de ser o mandatário da sua candidatura, dando-lhe um suporte que julgo pode vir a ser útil”, justifica o agora gestor.

O PSD candidata o médico dentista Rui Seoane Pereira à presidência da autarquia que sempre liderou no poder local democrático e que nos últimos oito anos teve como timoneiro Luís Matias.

Paulo Júlio valoriza a decisão do clínico e professor universitário de suspender a actividade profissional para se dedicar em exclusivo à Câmara, se vier a ser eleito. Rui Seoane Pereira é actualmente vice-presidente da autarquia, mas ocupa o cargo em regime de meio-tempo.

“Fá-lo-á com espírito de missão e por gosto, e não com sacrifício. Hoje, em política, devemos apoiar sobretudo os cidadãos que ousam assumir estes desafios, com este espírito de missão e até algum sonho e emoção à mistura”, regista.

Para o CEO da Frijobel, o candidato social-democrata reúne “um conjunto de características pessoais e políticas que me levam a apoiar a pessoa. Mais do que o apoio a partidos políticos, apoio pessoas”, salienta, realçando que se revê nas “ideias e estratégias para o concelho” que já conhece das conversas que vem mantendo com Rui Seoane Pereira.

“Espero, por alguma experiência que tenho, tanto como presidente de Câmara como de secretário de Estado ligado às autarquias locais, poder ajudar o Rui naquilo que entender e, sobretudo, na definição das prioridades. O que o Rui virá acrescentar nesta fase da vida política do concelho de Penela é uma redefinição clara do que vão ser as prioridades estratégicas do próximo mandato”, preconiza Paulo Júlio.

Para o antigo autarca, “não há muito a inventar. O concelho de Penela vai ter de aproveitar na próxima década as prioridades que vão existir em financiamento de fundos europeus, sabendo posicionar-se no que são os seus factores diferenciadores mais importantes, como o património medieval, arqueológico e natural”.

“Penela tem também de tirar a vantagem possível do seu posicionamento geográfico, a meio caminho entre o litoral e o interior, desde 2013 com acessibilidades que são ímpares, para atrair pessoas, talento e investimento”, reforça.

O mandatário social-democrata afirma ainda que “o PSD e o Rui Seoane devem encarar as eleições com toda a humildade, mas também com todo o espírito ganhador”.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM