21 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela ganha hostel que promete ser “palácio” para turistas

8 de Maio 2021

A antiga unidade de alojamento infantil, transformada pela Câmara de Penela na Residência das Indústrias Criativas, vai dar lugar ao Hostel Castel, apurou o TERRAS DE SICÓ.

O espaço vai ser concessionado à empresa AlibaBar, sediada no concelho de Ansião, liderada por José Pedro Medeiros e que agrega perto de três dezenas de jovens.

“Penela é uma vila com um grande potencial turístico. No entanto, a zona carece de opções de alojamento acessíveis, o que acaba por ser um problema para a permanência de visitantes mais jovens. Para atrair esses visitantes e conseguir a sua permanência por alguns dias, o hostel é a solução que Penela necessita”, argumenta o jovem empreendedor.

José Pedro Medeiros afirma que “para além de alternativa de alojamento, o próprio hostel pode ser uma atracção, uma vez que este público responde bem a actividades de animação adequadas e que nos propomos desenvolver paralelamente ao projecto de alojamento”.

O concessionário pretende “criar um espaço agradável e com uma programação de actividades de animação que irá não só atrair jovens turistas à região, bem como a população residente noutros concelhos limítrofes, que vão poder usufruir desta oferta”.

O espaço é dotado de 14 camas individuais e 15 beliches, divididos em duas camaratas flexíveis, mas com a possibilidade de ser transformada em quatro camaratas mais pequenas, com instalações sanitárias independentes.

O rés-do-chão é composto por um quarto para mobilidade condicionada, uma cozinha e um espaço polivalente capaz de cumprir com os requisitos necessários para a zona de refeições, mas também para acolher eventos dedicados ao apoio a micro e pequenas empresas.

Promover Penela

A nova equipa pretende não só promover a unidade hoteleira, mas também Penela e os recursos que o concelho oferece.

“Podemos ter o melhor hostel do mundo, mas as pessoas virão cá por Penela e não pelo hostel. E o nosso objectivo é mesmo esse, promover Penela e utilizar o hostel como ‘veículo’ dessa promoção”, frisa Medeiros.

Para isso, já desenharam um conjunto de actividades a decorrer no interior e no exterior da unidade de modo a que os hóspedes possam viver e usufruir da oferta existente na vila.

“As múltiplas actividades que apresentamos para os hóspedes permitem que este permaneça mais tempo e acabe por visitar as atracções que o município tem para oferecer. Queremos que os nossos hóspedes possam ter ali acesso a jogos de tabuleiro e videojogos, a noites de cinema, a noites temáticas que vão desde karaoke a open mic, mas também pretendemos transmitir os jogos de futebol ou de outras modalidades. Iremos igualmente permitir o aluguer de bicicletas para realização de rotas nos trails da região, que irão possibilitar aos hóspedes usufruir das vistas fantásticas das Terras de Sicó, existindo ainda a hipótese de utilização de guia para os acompanhar durante a viagem. Entre muitas outras coisas que temos já planificadas e ambicionadas”, adianta aquele responsável.

Para este grupo de jovens, o plano que delinearam e as parcerias a que se dispõe têm apenas um propósito: fazer com que Penela se “torne num foco de atracção de turistas na região Centro”.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]

 


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM