17 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Leiria: Câmara com endividamento bancário de 20 ME em 2020

12 de Maio 2021

A Câmara de Leiria registou em 2020 um endividamento bancário de 20 milhões de euros, “o valor mais baixo desde que o PS assumiu a gestão” do município, anunciou a autarquia.

Os documentos de prestação de contas de 2020 foram ontem aprovados, com votos favoráveis do PS e votos contra do PSD.

Em comunicado, a autarquia refere que 2020 terminou com “um saldo de 44.086.749,26 euros, um resultado líquido positivo de 3,7 milhões de euros, uma autonomia financeira de 91%, sendo o endividamento bancário de 20 milhões de euros, o valor mais baixo desde que o PS assumiu a gestão da Câmara (era de 56 milhões de euros)”.

As contas “traduzem ainda uma redução de 5% da despesa corrente, reforço de transferência de dois milhões de euros para as freguesias para despesa corrente e investimento”, além de ser de destacar “um aumento muito significativo do apoio ao associativismo, para despesas correntes e investimento, vital para fazer face à quebra de receitas resultantes da pandemia”, acrescenta.

Segundo a autarquia, os números “traduzem uma realidade indesmentível: Leiria tem hoje contas certas, equilibradas, que permitem honrar compromissos e projectar obras de impacto relevante para o futuro de todas as freguesias do concelho”.

Foi no âmbito destas contas que foi possível “acorrer às situações de emergência e apoiar a população e a economia durante a pandemia covid-19” e também “honrar os compromissos do município, que apresenta agora um prazo médio de pagamento a fornecedores de seis dias”, acrescenta.

O combate à pandemia teve “um impacto nas contas na ordem dos 2,8 milhões de euros, entre investimento e receitas não obtidas por via de isenções”, sendo que, este ano, o valor é já superior a quatro milhões de euros.

O município anunciou também que vai contratar, por consulta prévia, o serviço de confecção e fornecimento de refeições escolares para o próximo ano lectivo, num investimento superior a 900 mil euros.

“A contratação, que será feita ao abrigo de um acordo quadro da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, prevê um total de quase 625 mil refeições, destinadas aos 3.235 alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo, abrangendo 36 estabelecimentos de ensino do concelho de Leiria”, acrescenta.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM