A Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal (ETAP) criou um novo laboratório para automação e robótica “capaz de fomentar o gosto pela aprendizagem destas áreas tecnológicas”.
O novo espaço é composto por um conjunto de bancadas, construídas por medida para acomodar o espaço, foram também adquiridos dos mais modernos kits de automação utilizados na indústria, compostos por autómato, écrans de interface (HMI), switch e software licenciado para a respectiva utilização.
“A solução permite que alunos se aproximem dos conceitos da indústria 4.0 e possam desenhar soluções mais completas, descentralizadas e mais complexas que podem ir desde o funcionamento de um automatismo até ao desenho da interface de um utilizador, a simulação de sistemas de controlo de diversos automatismos em simultâneo, ou mesmo a integração com outros sistemas”, explicou em nota a escola.
Foi ainda adicionado um robô colaborativo de seis eixos, para permitir a “integração de soluções de robótica em automatização de processos, demonstrando não só a utilidade desta variante na indústria, como também, trazendo ao de cima a maior valia da robótica colaborativa em que humanos e máquinas cooperam na realização de tarefas”.
Na sua visão, a ETAP pretende que o laboratório seja mesmo “um projecto dinâmico e em evolução, estando já prevista a construção de um armazém automático com sistema de movimentação para distribuição de ferramentas e equipamentos pelas bancadas de forma automática e um sistema de rastreio e controlo dos equipamentos a tempo real”.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM