17 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Escola Condeixa Foodlab abre portas quarta-feira na antiga primária feminina

23 de Maio 2021

Condeixa inaugura na próxima quarta-feira (26) aquele que pretende ser um centro de experimentação gastronómica, a Escola Condeixa Foodlab.

A Câmara Municipal vai transformar a conhecida antiga escola primária feminina, situada na vila, num ‘laboratório alimentar’, mantendo o espaço na matriz da formação e do ensino, que funcionará em paralelo com o Centro de Coworking [partilha de espaços e recursos] para empresas ligadas ao sector do turismo e hotelaria.

De acordo com fonte da autarquia, a escola terá actividade e acções ligadas à vertente profissional do sector da hotelaria, mas também direccionadas para a comunidade em geral, com a realização, por exemplo, de workshops temáticos ou campos de férias gastronómicos para crianças.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra é considerado um “parceiro fundamental” e dinamizador do projecto, deslocando igualmente para o novo espaço algumas das suas acções formativas.

Depois de reabilitado, o edifício sofreu mais recentemente obras de adaptação para receber formação na área da hotelaria. A intervenção, de cerca de 100.000 euros, permitiu transformar uma sala em cozinha e criar uma copa no edifício principal. Nos anexos foram construídas duas áreas para resíduos e uma despensa. O espaço foi ainda apetrechado dos necessários equipamentos de hotelaria.

A inauguração está marcada para a próxima quarta-feira (26), com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e um conjunto de actividades associadas ao momento e ligadas à área gastronómica

Centro de Coworking

Recorde-se que em 2018, o Município de Condeixa e o Turismo de Portugal, através da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, assinaram um protocolo para a instalação também de um Centro de Coworking naquela antiga escola primária.

O espaço destina-se a empreendedores na área do turismo, no âmbito do projecto “Tourism Creative Factory”, desenvolvido pelo Turismo de Portugal e promovido através da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, que disponibiliza aos futuros empreendedores as melhores práticas dos programas de aceleração de ideias de negócio ligadas ao turismo, adequando-as às necessidades dos micro-negócios de base local.

O referido protocolo conta ainda com a parceria da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que irá colaborar na divulgação e promoção das actividades de coworking a desenvolver, bem como através da integração daquele centro na estratégia de empreendedorismo regional.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM