13 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: “Saca-rolhas” e serralhas de água preservadas na nascente da Arrifana

8 de Maio 2021

Um projecto desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra permitiu reintroduzir na nascente da Arrifana a planta “saca-rolhas” (Vallisneria spiralis), espécie endémica outrora muito comum na região, mas, entretanto, quase desaparecida naquele local.

O projecto FloraReply, que na passada segunda-feira (3) terminou oficialmente, permitiu, no último ano, conservar espécies de plantas aquáticas ameaçadas e em declínio nos municípios de Condeixa, Cantanhede, Figueira da Foz, Mira, Montemor-o-Velho e Soure, e incidiu no combate às plantas invasoras e à reintrodução de espécies endémicas, “que já estavam perdidas ou quase desaparecidas nos ecossistemas”, segundo o secretário-executivo da CIM Região de Coimbra.

“Os objectivos passaram pela protecção e conservação de espécies de espaços naturais, restauro ecológico de habitats, conservação da biodiversidade, conservação da flora ameaçada e valorização das espécies ameaçadas”, explicou Jorge Brito, numa apresentação realizada na nascente da Arrifana, em Condeixa.

A serralha de água também é uma espécie ameaçada e foi protegida na exsurgência de Arrifana, sendo este um dos poucos locais onde é possível observá-la na região. O nenúfar-amarelo (ou golfo) também foi reintroduzido nas águas da Arrifana.

O projecto da CIM insere-se nas acções de complementaridade ao Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas, que está a ser executado desde 2017.

Com o FloraReply, financiado pelo Fundo Ambiental e executado em parceira com a Escola Superior Agrária de Coimbra, foi possível manter espécies como os nenúfares branco e amarelo, os saca-rolhas, estaque do Baixo Mondego e lisimáquia-branca, que estavam em risco de extinção.

O presidente da Câmara de Condeixa, Nuno Moita, destacou a importância do projecto, tendo também em conta as alterações climáticas, “um grande problema que iremos enfrentar nos próximos anos”, defendendo uma actuação célere e “a mudança de práticas”.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM