A Universidade de Coimbra (UC) lançou um Plano para a Igualdade, Equidade e Diversidade, tendo em vista uma cultura organizacional mais justa e inclusiva, anunciou hoje aquela instituição de ensino superior.
Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a UC revela ter realizado um diagnóstico junto da comunidade académica, prévio à realização do Plano, no qual verificou “a existência de alguns desafios, como a insuficiente consciencialização sobre a importância da igualdade de género ou fragilidades na dimensão de género no ensino e investigação”.
Neste aspecto, constatou “uma ausência de projectos específicos na igualdade de género ou desigualdades de género na obtenção e gestão de fundos”.
Com o novo plano, a UC diz reforçar o seu “compromisso e empenho” na promoção de uma cultura organizacional mais justa e inclusiva, e “promover a mudança institucional no sentido da igualdade, equidade e diversidade, através da implementação de planos de acção”.
A estratégia estabelece nove objectivos a atingir até 2023, entre os quais está a melhoria da conciliação entre o trabalho/estudo e a vida pessoal e familiar, “esperando, por exemplo, que 90% dos estudantes mães e pais com crianças até aos cinco anos sejam abrangidos pelo estatuto mãe/pai estudante”.
A promoção da integração de mulheres e homens em áreas científicas e de estudos “onde estão sub-representados” ou o aumento do número de projectos de investigação que integrem “a perspectiva de género e os princípios de igualdade, equidade e diversidade em todas as áreas científicas” são outros dos objectivos.
“Neste documento procurou-se agregar um conjunto de metas e de acções que visam o combate a um enviesamento que é notório em diferentes áreas da sociedade e onde as instituições de ensino superior não são excepção”, afirma, citado na nota, António Figueiredo, o vice-reitor da UC para a Qualidade, Desporto e Serviços de Acção Social.
Segundo o vice-reitor, sendo a UC “uma universidade secular e universal não lhe poderia caber outro papel que não aquele que impusesse a subtracção de comportamentos que conduzam a situações discriminatórias ou de desigualdade”.
O comunicado explica que o Plano foi elaborado enquadrado no projecto Supera – da qual a UC é a única universidade portuguesa integrante –, que “visa combater as desigualdades entre mulheres e homens no mundo académico através do apoio à implementação de planos de acção para a igualdade de género em seis entidades europeias do sistema científico”.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM