Os alunos do ensino secundário da Escola Secundária da Infanta Dona Maria, em Coimbra, criaram uma exposição sobre os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que culminou um trabalho de formação para a cidadania iniciado há três anos.
“O objectivo é formar cidadãos, os cidadãos do futuro, ainda mais conscientes e activos na sociedade que frequentam, mas esta é apenas uma das muitas formas de acção da escola, já que é neste espaço de aprendizagens que todos os nossos jovens se preparam para serem os cidadãos activos do amanhã”, frisou a directora Cristina Ferrão.
O projecto, concretizado no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola através da área interdisciplinar da Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com outras disciplinas, é constituído por um mural com 24 cubos, um conjunto de jogos didácticos, marcadores, artesanato têxtil e vídeos sobre os ODS.
Inaugurada hoje, a exposição “Todos com os ODS” é o culminar de um projecto desenvolvido desde 2018, envolvendo alunos dos 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade, que visou a divulgação daqueles objectivos entre os próprios discentes e a comunidade educativa.
Em declarações à agência Lusa, a directora da Escola Secundária Infanta Dona Maria salientou que “são projectos como estes que dinamizam os alunos, que têm objectivos e conseguem alcançar os resultados que têm nos exames nacionais”.
“Um jovem para se formar não é só ao nível dos conteúdos programáticos é também a nível de cidadania e isso é evidente neste encontro que estamos a ter”, sublinhou.
A Escola Secundária Infanta Dona Maria é o estabelecimento de ensino em primeiro lugar na lista que ordena apenas as médias nas escolas públicas e em 34.º lugar de uma tabela que junta ensino privado e público.
A professora Margarida Gomes, responsável pela exposição “Todos com os ODS”, salientou que o projecto teve como propósito preparar os jovens para contribuírem para uma sociedade “mais justa, mais solidária, mais democrática, mas economicamente viável e ambientalmente sustentável”.
“Com este projecto pretendemos desenvolver competências pessoais, sociais e a participação activa, assim como desenvolvimento do conhecimento dos nossos alunos nas diferentes áreas, de forma a promover o pensamento crítico e democrático”, frisou a docente.
Segundo Margarida Gomes, a exposição permitiu que os alunos mobilizassem, “de forma crítica e autónoma, toda a informação que foram pesquisando, sempre com vista à resolução dos problemas e que foram muitos, agravados pela situação da pandemia da covid-19”.
Os ODS são um conjunto de 17 metas globais de desenvolvimento social e económico, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, no âmbito da Agenda 2030.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM