A Universidade de Coimbra (UC) e a Entidade Reguladora de Serviços Energéticos (ERSE) formalizaram hoje vários anos de cooperação associada à iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EfS), criada na instituição universitária em meados da década de 2000.
Na cerimónia hoje realizada na Sala do Senado da UC, Cristina Portugal, presidente da ERSE, lembrou que a ligação à UC recua aos “primeiros tempos” da entidade reguladora, fundada em 1997, já que, para o próprio ‘desenho’ desta, contribuiu um professor da faculdade de Direito.
“E o desenho é essencialmente ainda o mesmo, embora com mais sectores. Foi um bom desenho que se reproduziu, mais tarde, para muitas das outras entidades reguladoras independentes, por ter sido a ERSE a primeira constituída de raiz, como regulador económico, e estas características de entidade administrativa independente”, frisou Cristina Portugal.
“E, cerca de uma década depois, cedo nos associámos à iniciativa Energia para a Sustentabilidade, integrando o conselho externo de aconselhamento e aferição desta iniciativa e com quem temos vindo a trabalhar e vamos continuar”, disse Cristina Portugal, manifestando “total empenho e vontade em concretizar novas actividades” com a UC.
“Não sei se avançamos de dez em dez anos, mas aqui, mais de dez anos depois, formalizamos aquilo que não é apenas um ato mais vazio, mas o resultado de um conjunto de trabalhos, iniciativas e entendimento que tem sido muito profícuo também para nós”, argumentou.
Por seu turno, o reitor, Amílcar Falcão, frisou que a iniciativa Energia para a Sustentabilidade, da responsabilidade do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, é “um projecto já com bastante maturação”.
“A sustentabilidade associada à energia na Universidade de Coimbra é uma coisa com mais de 15 anos, não está na moda, sempre foi uma preocupação”, observou.
O protocolo de hoje, assinado na véspera do Dia Mundial da Energia, que se celebra no sábado, materializa “um longo percurso de grande proximidade entre a UC, a EfS e a ERSE”, consubstanciado em “parcerias académicas e de formação, estágios e participações em eventos organizados pelas duas entidades nas temáticas de eficiência energética, energias renováveis, armazenamento de energia ou mercados de energia”, entre outras, refere uma nota da Universidade de Coimbra.
Na ocasião, foi ainda assinado o plano de actividades de cooperação entre a ERSE e a UC até 2023.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM