A segunda edição do ciclo de teatro e artes performativas “Mimesis”, organizado pela Universidade de Coimbra, arranca no sábado e decorre durante um mês, com mais de 40 actividades espalhadas pela cidade.
“Uma coisa que marca este segundo ciclo é o esforço de retorno ao contacto directo com o público. Há espectáculos que manterão uma vertente híbrida, com apresentação ‘online’, mas a espinha dorsal é precisamente espectáculos ao vivo”, disse à agência Lusa o vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC) Delfim Leão.
O ciclo termina em 15 de Junho e conta com cerca de 40 espectáculos e seis eventos formativos.
Segundo Delfim Leão, nesta segunda edição, há um aprofundamento da relação entre a arte e a criação e a vertente formativa e de investigação na expressão dramática.
A iniciativa, com um investimento directo da UC de 30 mil euros, contou com mais de 60 candidaturas
Nela, participam “grupos da cidade, mas também de fora, seja da região ou de outras zonas do país e também de outros países”, frisou.
O espectáculo de dança “Urna”, de Camilla Morello, “Um Solo para a Sociedade”, da companhia Paulo Ribeiro, “O Grão Profundo e Outras Travessias”, da companhia brasileira Teatro Avatar, e “Tutano”, da associação Tarrafo, são algumas das propostas do ciclo.
Um trabalho em torno de Elis Regina, um espectáculo que dialoga entre a música, drama e pintura, uma palestra que é também um concerto de hip-hop onde se vai abordar o grafitti, performances sobre migrações ou uma visita guiada que reflecte sobre o Portugal miscigenado são outras das actividades previstas num evento que conta com dança, teatro, um ciclo de cinema, um festival de arte performativa na Baixa e uma mesa redonda.
O ciclo vai passar por diferentes espaços da cidade, como o Jardim Botânico, Teatro Académico de Gil Vicente, Oficina Municipal do Teatro, Teatro Paulo Quintela, Casa das Artes Bissaya Barreto ou Centro de Artes Visuais, entre outros.
A iniciativa conta ainda com uma extensão a Alcobaça, para assinalar os 20 anos da instalação do Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça (CESUCA), onde serão apresentados os espectáculos “Antígona”, pelo grupo Thíasos, e “Auto do Labirinto”, pela Portingaloise.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM