23 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

BELMIRO MOITA/JOÃO VIAIS

Características do Neoliberalismo

21 de Maio 2021

Neoliberalismo é uma doutrina económica e política que surgiu no século XX com base em teorias formuladas por economistas como o austríaco Ludwig Von Mises – um dos primeiros teóricos do neoliberalismo – e Milton Friedman (Escola Monetarista, Escola de Chicago), entre outros.

A teoria neoliberal surge como contraponto à teoria keynesiana de bem-estar social e defende uma nova abordagem quanto à parte económico-liberal, tendo como ponto de partida uma visão conservadora da economia com a qual pretende diminuir ao máximo a participação do Estado na esfera económica.

Cumpre aqui referir que, apesar da crise financeira de 2008 ter sido um entrave ao desenvolvimento do neoliberalismo, ele estava novamente a ganhar força. Mas, mais uma vez, foi travado pela pandemia de Covid-19.

Acreditamos, contudo, que após o domínio da pandemia, o neoliberalismo vai novamente manifestar-se em força.

Por se apresentar em várias modalidades, não é fácil de concetualizar, pelo que vamos analisá-lo nas suas diversas manifestações, tais como:

– É uma ideologia, ou seja, um sistema de ideias partilhadas e admitidas como verdadeiras por grupos significativos da sociedade. Grupos que são elites do poder global, que incluem executivos de grandes empresas multinacionais, jornalistas influentes, intelectuais, burocratas do Estado e políticos.

Os referidos indivíduos mostram com frequências as virtudes de um mundo consumista baseado no mercado livre, interagindo habilidosamente com a comunicação social, onde vendem aos consumidores a sua versão favorita de um mercado único e global.

Estas visões comerciais de globalização influenciam a opinião pública e as escolhas políticas em muitas partes do mundo. É, por isso, uma ideologia económica;

– É um modo de governação enraizado em valores empresariais, como a produtividade, a competitividade, o interesse individual e a descentralização.

Este modo de governação adota o mercado livre autorregulado (o mercado é o Deus ex-machine) como o modelo por excelência duma governação correta. Isto é, os defensores do neoliberalismo em vez da prossecução do bem público, promovendo a sociedade civil e a justiça social, defendem a utilização de tecnologias governamentais oriundas do mundo das empresas e do comércio. Os governos devem ganhar mais do que o que gastam;

– Por último, o neoliberalismo manifesta-se na desregulação da economia, na liberalização do comércio e da indústria e na privatização das empresas detidas pelo Estado, sem esquecer medidas que incluem grandes cortes de impostos, especificamente para as empresas e para quem tem elevados rendimentos (vide políticas de do ex-presidente dos Estados Unidos da América, D. Trump) e a redução de serviços sociais.

Embora de modo muito simplificado, são estas as características fundamentais do modelo neoliberal, que a pandemia provou que não são os mercados que a combatem (veja-se a guerra para vacinar o mundo), mas sim os Estados.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM