A Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP) e o Município de Leiria uniram-se para lançar o projecto UpA – Unidos pela Arte, recorrendo à cultura para facilitar a inclusão social.
Numa nota de imprensa, a Câmara de Leiria refere que o UpA – Unidos pela Arte pretende “facultar ferramentas essenciais para manter o estado de saúde, bem como potenciar a auto-estima, autocontrolo, adaptabilidade, relações sociais, promovendo a criação de grupos e redes de apoio”.
A criação de uma companhia artística permanente, que integre todos os interessados que se detectem ou que sejam encaminhados por instituições, profissionais da saúde, cuidadores e colaboradores, é um dos projectos previstos.
Estes grupos deverão promover o encontro através de práticas sonoras comunitárias, viajando com a música, com o teatro e com o movimento, informa o Município de Leiria.
“Nos tempos actuais, as comunidades encontram-se a atravessar um dos momentos mais desafiantes e de grandes tensões sociais, emocionais e económicas”, recorda a nota de imprensa, lembrando que o “medo, a ansiedade e a incerteza se agudizaram”, e consequentemente deterioram as relações, as famílias, as equipas de trabalho e toda uma sociedade.
O município recordou ainda que uma das consequências desta crise é a “diminuição dos recursos financeiros e por tal facto, a arte, o auto cuidado e a terapia passam para segundo plano, aumentando o recurso a medicação do foro psicológico e internamento em serviços de psiquiatria”.
Foi neste contexto que nasceu a vontade de desenvolver “um projecto de práticas comunitárias, em que a arte se torna a ferramenta principal para o estar com o outro”.
O objectivo é, “através de um trabalho comunitário co criativo, desenvolver performances artísticas, enaltecendo as aptidões de cada indivíduo, que terá como resultado final a apresentação de diversas performances em locais imprevisíveis do concelho de Leiria”.
O programa pretende ainda facilitar “novas descobertas, novos olhares e novos canais de comunicação, que nos permitem questionar e caminhar conscientes rumo a auto-estima e autoconsciência”.
Este é um projecto dirigido a profissionais de saúde, cuidadores, colaboradores de instituições e os demais que entendam benefício participar e pretende constituir-se como “boa prática a ser alargada a um maior território para chegar a todos os que precisam, com uma solução de práticas participativas e um trabalho artístico co criativo”.
O projecto SAMP “Unidos pela Arte – UpA” é financiado e apoiado pela Câmara Municipal de Leiria.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM