O prémio Edmundo de Bettencourt/Canção de Coimbra 2021, para “galardoar os trabalhos de Canção da Coimbra realizados, em formato CD”, nos dois últimos anos, tem as candidaturas abertas até final de Abril, anunciou a Câmara da cidade.
As candidaturas à edição deste ano do prémio municipal Edmundo de Bettencourt/Canção de Coimbra vão decorrer entre os dias 1 e 30 de Abril, revela, numa nota divulgada, a Câmara de Coimbra, que instituiu a distinção, no valor de cinco mil euros, em 2002.
O prémio visa “galardoar os trabalhos de Canção de Coimbra” realizados em formato de CD (disco compacto a laser), “com o mínimo de dez temas e maioritariamente compostos por temas cantados, originais ou não, que tenham sido edição de autor ou de editoras, com distribuição comercial no decurso dos dois anos anteriores ao da edição do prémio”, refere a autarquia.
Os trabalhos candidatos devem ser entregues entre 1 e 30 de Abril, “pessoalmente nos serviços de atendimento” da Câmara ou enviados, por correio (“registado e com aviso de recepção”), de acordo com o regulamento do galardão.
“As candidaturas podem ser apresentadas directamente pelos intérpretes ou através de editoras discográficas, sendo que cada grupo ou intérprete pode apresentar mais do que uma obra”, adianta o município.
A obra vencedora, que será anunciada até 30 de Junho deste ano, será seleccionada por um júri composto por quatro elementos, um dos quais o presidente da Câmara de Coimbra (ou vereador com competências delegadas), que presidirá ao júri e terá, em caso de empate, voto de qualidade.
Os restantes três jurados, “individualidades ligadas à música”, serão designados pela Câmara Municipal, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (curso de Estudos Artísticos) e pelo Conservatório de Música de Coimbra.
O prémio municipal Edmundo de Bettencourt/Canção de Coimbra foi instituído, pela Câmara de Coimbra, em 2002, com o objectivo de homenagear “o poeta presencista e cultor da Canção de Coimbra Edmundo de Bettencourt (1899-1973), figura principal na inclusão, nos anos 20 do século XX, do modernismo musical neste género musical”.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM