29 de Março de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Câmara aprova novo projecto de reabilitação do Jardim da Várzea

13 de Abril 2021

A Câmara Municipal de Pombal aprovou na sua última reunião o projecto de reabilitação do Jardim da Várzea, integrada na operação de Requalificação Urbana da Várzea, num investimento global superior a 1,7 milhões de euros. A intervenção, já em curso, abrange uma área total de 22.430m2, numa zona bastante estruturante, mas desqualificada da cidade.

“A empreitada surge como uma clara aposta na refuncionalização daquela zona central da cidade, pilar estratégico para a promoção e dinamização cultural, criando também, desta forma, condições para desfrutar melhor o espaço público, fomentando a mobilidade sustentável e potenciando Pombal como uma cidade mais atractiva e inclusiva”, refere o município.

A proposta de requalificação do Jardim da Várzea, agora aprovado por maioria pelo Executivo Municipal, resulta após um período de auscultação pública para recolha de contributos por parte dos cidadãos, tendo sido apresentadas diversas propostas de melhoria para a referida obra, que foram devidamente analisadas.

“O novo projecto visa uma integração equilibrada do ponto de vista urbanístico, mantendo uma relação de continuidade com o existente, mas com área verde bem mais ampliada. Comparativamente com a proposta inicial, esta nova proposta mantém os percursos pedonais exteriores ao jardim na sua configuração e materiais a aplicar”, sublinha.

Já no interior do jardim, será removida a matriz proposta em calçada miúda branca e preta, por pavimento drenante em saibro estabilizado não desagregável, com uma leitura semelhante ao existente actualmente, e perfeitamente pedonal.

Outras das grandes alterações é a eliminação dos quatro canteiros florais propostos em altura, sendo substituído por quatro canteiros ao nível do solo, com uma área verde muito mais ampla do que a inicial. Nestes mesmos canteiros serão colocados bancos com costas estrategicamente instalados de forma a tirar partido das sombras existentes.

A área verde do jardim será substancialmente maior, havendo ainda um incremento de 12 novas árvores face ao existente, promovendo assim uma maior zona de sombras.

“A zona central onde se encontra a fonte da Várzea mantém a solução inicial marcada por um pedestal acessível em pedra calcária em detrimento do actual piso em cimento, enriquecido com uma iluminação cénica que dará, certamente, um brilho maior ao espaço”, termina o comunicado da edilidade.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM