O Município de Penela procedeu à instalação de armadilhas selectivas, devidamente identificadas, para a captura da vespa asiática (velutina nigrithorax) em vários locais do concelho, através do Serviço Municipal de Protecção Civil, em articulação com os Bombeiros Voluntários de Penela, no âmbito do Plano de Acção para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal e do Plano Municipal de Combate à Vespa Asiática.
“Na distribuição destas armadilhas teve-se em conta os locais com maior incidência de intervenções de eliminação de ninhos nos últimos anos, tendo-se ainda procedido à sua entrega a apicultores. Pretende-se com esta acção prevenir e minimizar o impacto desta vespa junto dos apiários, e consequentemente na produção de mel, mas também no bem-estar e segurança dos munícipes”, refere a edilidade.
O Serviço Municipal de Protecção Civil fará a monitorização destas armadilhas, com o objectivo de “contabilizar a quantidade de vespas capturadas, a análise da eficácia do isco utilizado, perspectivando a sensibilização dos apicultores e da população em geral para as boas práticas nos métodos de controlo e irradicação da vespa”.
O município tem vindo a investir no reforço da resposta municipal ao combate à vespa velutina, através da aquisição de meios que “permitem uma resposta mais rápida e eficaz na eliminação dos ninhos, bem como no aperfeiçoamento dos mecanismos de detecção, vigilância e controlo desta espécie invasora”.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM