O município de Miranda do Corvo vai apoiar a requalificação da Casa do Tronco, propriedade dos Baldios da Freguesia de Vila Nova, no âmbito de um protocolo entre as duas instituições e a junta de freguesia de Vila Nova.
O edifício, que se encontra em avançado estado de degradação, situa-se no “coração” de Vila Nova. O projecto, da autoria do arquitecto Carlos Antunes, prevê que o imóvel seja “transformado num espaço museológico da comunidade de compartes da freguesia, mantendo em exposição permanente um tronco (estrutura em madeira) de ferrar bois, que existe no rés-do-chão, dotado ainda de uma sala de formação e reuniões no primeiro piso”.
A sua requalificação foi objecto de uma candidatura à operação Renovação de Aldeias, do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, através da Dueceira-Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça, que comparticipa a obra com 76.200 euros, de um montante elegível de 95.250 euros.
Para a conclusão das obras, o município de Miranda do Corvo e a junta de freguesia de Vila Nova acordaram, através de protocolo, atribuir um apoio financeiro aos Baldios de Vila Nova.
Desta forma, a autarquia mirandense vai atribuir um apoio de 24.242 euros e a junta de freguesia de Vila Nova garante mais 4.000 euros.
Miguel Baptista, presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo; José Alexandre Paiva, presidente da junta de freguesia de Vila Nova e António Ventura, presidente do conselho directivo dos Baldios da freguesia de Vila Nova assinaram o protocolo de apoio.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM