A Câmara da Lousã está a arborizar diversos espaços urbanos ao abrigo de uma iniciativa ambiental que envolve a plantação de 100 árvores.
“Além de ruas, zonas e espaços municipais, foram também contemplados espaços escolares”, informa em comunicado o município, indicando que a acção traduz um investimento de 6.000 euros.
No âmbito do plano de arborização urbano, a autarquia, presidida por Luís Antunes, plantou 75 árvores nos últimos meses em diferentes espaços públicos do concelho.
Entre outras espécies, foram plantadas espécies autóctones, como sobreiros, carvalhos, cerejeiras e oliveiras, além de liquidâmbares, todas “seleccionadas pelos serviços municipais e adaptadas aos locais definidos”.
“Esta acção, que integra o plano de arborização aprovado pela autarquia, tem como objectivo promover um espaço urbano mais arborizado, com espécies adequadas, compensando (…) alguns ajustamentos de árvores que por vezes têm de ser efectuados, nomeadamente devido ao crescimento desordenado das espécies”, bem como “de intervenções definidas para os locais em causa”.
Ainda segundo a nota, no âmbito de uma iniciativa da E-Redes, entidade ligada a “soluções integradas e inovadoras” para a gestão sustentável das florestas portuguesas, foram igualmente disponibilizadas 40 mil árvores, tendo a Câmara acordado com as juntas de freguesia e as organizações de baldios a sua plantação em áreas florestais do concelho.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM