A Câmara de Leiria vai requalificar o parque verde da encosta do Castelo, investimento de 900 mil euros que inclui o espaço verde, a Fonte do Pocinho e a reabilitação de edificações municipais adjacentes ao antigo horto municipal.
Numa nota de imprensa, o município adianta hoje que o projecto e o concurso foram aprovados em reunião do executivo, na terça-feira, e que a empreitada “prevê a criação de pequenos percursos dentro da área de intervenção, para ligação de diversos pontos de interesse”.
“Tendo um prazo de execução estimado em 480 dias, o projecto prevê adequar a área natural a passeio, estadia e actividade física, e desenvolver uma consciencialização ambiental, através da instalação de pontos de informação por sinalética ou monitores”, adianta.
Segundo a mesma nota, a autarquia “pretende consolidar o carácter do local e de todo o conjunto a intervencionar, valorizar a azinhaga e a Fonte do Pocinho, bem como minimizar as alterações do relevo e da vegetação, com soluções que permitam aos espaços uma evolução sustentada, e ainda estabilizar as superfícies livres e corrigir os sistemas hidrogeológicos”.
O investimento vai ser submetido a financiamento de fundos comunitários.
À agência Lusa, o vereador com o pelouro das Obras Municipais, Ricardo Santos, esclareceu que se trata da “encosta norte do Castelo, virada para a Avenida 25 de Abril, contígua ao parque de estacionamento do estádio municipal”, referindo que há indicação de que “esta candidatura será objecto de financiamento”.
“O objectivo da câmara é que a obra arranque no decurso deste ano”, afirmou Ricardo Santos, explicando que “esta obra é um complemento ao que a câmara está a fazer em toda a envolvente ao Castelo, onde se incluiu a intervenção no interior do monumento nacional, que se encontra concluída, tal como os acessos mecânicos – norte e sul – ao Castelo”.
O vereador acrescentou que neste conjunto de investimentos na zona envolvente ao Castelo “está em fase inicial a requalificação do Largo de São Pedro”, uma obra na ordem dos 800 mil euros, e vai começar brevemente a requalificação do Largo da Sé, orçada em cerca de 150 mil euros.
Em Março, o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, anunciou que o Castelo vai reabrir ao público em Maio, após três anos de obras profundas.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM