A Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES) encabeçou um projecto para a criação de rolhas ergonómicas, que irão facilitar aos idosos a abertura de garrafas de desenroscar, disse à Lusa o presidente da instituição e um dos investigadores.
Ricardo Pocinho explicou que o projecto “Rolhas para a 3.ª Idade” surgiu após os investigadores constatarem da “grande dificuldade” que os idosos têm na abertura de recipientes com rolhas circulares tradicionais de rosca.
“Ao longo dos anos, nas actividades e tarefas que desenvolvemos com esta faixa etária apercebemo-nos que vão perdendo a motricidade fina e a força nos membros superiores. Alguns têm dificuldade em abrir uma garrafa de água, porque com o avançar da idade há um enrijecimento dos tendões e lesões nas articulações. O apertar dos dois dedos – indicar e polegar – nem sempre é fácil”, precisou Ricardo Pocinho.
Ricardo Pocinho e Bruno Trindade, tesoureiro da ANGES, encabeçaram um grupo de investigadores, integrado também por Pedro Silva, Gonçalo Martins, Domingos Santos e João Júlio Serrano, e criaram um produto ergonómico para facilitar a agilidade dos idosos.
“Foram feitos 16 protótipos e a escolha recaiu naquele que tem o formato e o tamanho certo para que os idosos possam abrir as garrafas de forma autónoma, exigindo do utilizador muito menos força na mão. A solução advém do ‘design’ com formato quadrado, triangular e oval”, revelou Ricardo Pocinho.
O investigador admitiu que existem outras roscas no mercado, mas são universais e esta foi “parametrizada para um utente específico”. “Foi concebida para pessoas a partir dos 65 anos, que sofreram um acidente vascular cerebral ou com outras patologias que interferem nesta actividade, como uma deficiência motora.”
Nesta primeira fase a ANGES vai produzir cerca de duas mil rolhas, para serem distribuídas em todo o país pelas instituições particulares de solidariedade social que prestam apoio domiciliário.
O objectivo, segundo explicou, é o auxiliar que visita o idoso, que tem alguma autonomia, substituir a rolha da garrafa da água ou do leite por estas.
Está também em fase de desenvolvimento um sistema de tracção da rolha que dá um empurrão para a abertura através de uma alavanca. Este apoio técnico destina-se àqueles cujas dificuldades são tão grandes, que nem com a rosca adaptada conseguem desenroscar. “Este sistema permite uma ajuda com o braço ou cotovelo”, revelou Ricardo Pocinho.
Concebidas com materiais adequados e um conceito de ‘design’ criativo, as ‘Rolhas para a 3ª Idade’ estão já patenteadas com o Registo de Design no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM