18 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa-a-Nova vai substituir a iluminação pública por tecnologia LED

6 de Abril 2021

O município de Condeixa-a-Nova vai substituir as tradicionais luminárias de iluminação pública por tecnologia LED, com um investimento de 1,8 milhões de euros.

O protocolo que permite o acesso e a intervenção nas infraestruturas de iluminação pública foi formalizado na segunda-feira pela autarquia e pela empresa concessionária da distribuição de energia eléctrica em baixa tensão (E-REDES).

O município de Condeixa-a-Nova considera a transformação energética como “um ponto de partida para a implementação de medidas para a melhoria da eficiência energética no sistema de iluminação pública”, sublinha o presidente da Câmara Municipal, Nuno Moita da Costa, citado numa nota de imprensa.

A substituição de iluminação pública será executada pela empresa Ferrovial, que já assinou contrato com a autarquia.

O projecto de substituição das tradicionais luminárias de iluminação pública por tecnologia LED envolve a aplicação de 1,8 milhões de euros, no entanto, segundo o autarca, este investimento será recompensado “ao longo dos próximos 12 anos com o valor da poupança económica que a autarquia vai arrecadar em resultado da substituição das luminárias públicas”.

A iniciativa vai “permitir poupanças energéticas e económicas significativas para além da melhoria das instalações e da redução das emissões de dióxido de carbono (CO2)”.

Este projecto proporciona uma poupança energética de 68% e uma poupança anual na fatura eléctrica de cerca de 207 mil euros, de acordo com a Câmara.

A instalação vai ser executada faseadamente durante os próximos seis meses, devendo abranger a substituição de 5.101 luminárias convencionais por luminárias LED, distribuídas por todo este concelho do distrito de Coimbra.

“O contracto de gestão de eficiência energética assinado com a Ferrovial prevê ainda a instalação de um ’mupi digital’ (expositor em formato de cartaz), com informação relevante do Município e possibilidade de tirar foto ou ’selfie’ para partilha nas redes sociais, que será colocado num ponto estratégico de Condeixa”.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM