Uma parceria, hoje divulgada, entre a Universidade de Coimbra (UC) e uma empresa ligada à economia circular, pretende dinamizar um centro de competências baseado naquele modelo económico e na tecnologia para dar novas oportunidades de trabalho aos estudantes.
A parceria, que junta a UC à The Loop Co., tem como objectivo “capacitar alunos com novas ferramentas tecnológicas e experiência na área de economia circular, através de diferentes iniciativas”, colaborando em projectos de investigação, teses e estágios no novo centro de competências partilhado, revelam aquelas entidades, em nota de imprensa.
Um dos projectos passa pela criação da Loop Academy, “para formar alunos com as competências tecnológicas necessárias para ingressar no mercado de trabalho”. Uma academia prática que “vai proporcionar aos alunos três meses de formação em diferentes tecnologias, sem custos associados e com a atribuição de bolsas mensais, bem como ainda um certificado que comprove a sua frequência”.
“No final da formação, os estudantes têm contrato de trabalho garantido na The Loop Co. ou numa empresa parceira”, garante o comunicado.
A primeira academia irá focar-se na tecnologia APPIAN (que permite desenvolver aplicações de software para empresas) e é dedicada “a qualquer recém-licenciado ou mestre em áreas de engenharia”, que se podem candidatar até dia 20.
O centro de competências irá ainda atribuir uma bolsa de mestrado na área de Engenharia de Softwares “que, além de apoiar um aluno a fazer o mestrado, vai também apoiar o seu projecto de investigação, que contribuirá para um maior desenvolvimento da tecnologia sustentável”, adianta.
Citado no comunicado, Manuel Tovar, co-fundador da The Loop Co., afirma que a relação da empresa com a Universidade de Coimbra “não é recente”.
“Muito do talento da empresa veio exactamente da Universidade e, agora, ao assinarmos este protocolo, assumimos uma estrutura institucional de forma a permitirmos que ambas as instituições evoluam nas áreas da sustentabilidade, tecnologia, investigação e desenvolvimento”.
“Neste centro de competências conjunto são priorizados âmbitos como a digitalização e a sustentabilidade, que serão determinantes para o futuro e sobre os quais o trabalho irá assentar”, afirma.
Já o reitor da UC, Amílcar Falcão, igualmente citado na nota, considera que a parceria “é uma oportunidade de crescimento para ambas as instituições”, para que estas, juntas, contribuam “para um futuro da tecnologia cada vez mais sustentável”.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM