29 de Março de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Coimbra: IPN abre candidaturas para apoiar projectos que usem activos espaciais

13 de Abril 2021

O Instituto Pedro Nunes abriu candidaturas para um programa da Agência Espacial Europeia (ESA) que vai apoiar empresas e institutos de investigação portugueses interessados em transferir tecnologia espacial para criar novos produtos ao serviço da Terra, foi hoje anunciado.

Numa nota de imprensa, o instituto, sediado em Coimbra e coordenador do ESA Space Solutions Portugal, explica que a primeira fase de candidaturas da edição de 2021 ao programa Spark 4 Business decorre até 2 de Junho e a segunda até 2 de Novembro, em www.space.ipn.pt.

“O Spark 4 Business vai apoiar cinco projectos que utilizem activos espaciais, como comunicações por satélite, navegação por satélite ou observação da Terra, para desenvolver novos produtos e serviços para mercados terrestres, como a saúde, transportes, energia, agricultura, ambiente ou segurança”, adianta a nota.

Cada projecto vai receber um financiamento máximo até 25 mil euros e apoio do instituto “no estudo da viabilidade financeira e técnica”.

“As empresas seleccionadas vão ainda beneficiar de um relacionamento directo com a ESA, o que irá fortalecer tanto o seu modelo de negócio, como a sua componente técnica/espacial”.

“O Spark 4 Business abre ainda portas para a participação futura noutros programas” da Agência Espacial Europeia, refere.

No âmbito deste programa, a ‘startup’ Matereo foi uma das que recebeu apoio, “no desenvolvimento de um assistente virtual – IMSbridge – que recorre a dados de satélite para a monitorização remota de estruturas de engenharia civil, tais como pontes, túneis e barragens, permitindo reduzir incertezas e aumentar a eficiência do sector da construção”.

De acordo com a nota de imprensa do Instituto Pedro Nunes, o IMSbridge “é um projecto que, desde o seu começo, tem gerado receitas próprias, tendo já clientes de referência como a Brisa e projectos piloto em curso na Eslovénia e Brasil”.

“Já a Connect Robotics criou com o apoio deste programa um sistema de entrega de encomendas por ‘drones’, onde todo o processo é autónomo, necessitando o utilizador apenas de um treino mínimo para iniciar e acompanhar toda a operação”, informa o instituto, referindo que “a empresa está a operar, principalmente, no sector da saúde e, nos próximos meses, conta já estar a entregar medicamentos por ‘drone’ de forma rápida e segura”.

O Instituto Pedro Nunes tornou-se, em 2014, o primeiro Space Solutions Centre da Agência Espacial Europeia, entre os 21 centros existentes na Europa, a congregar os três programas de transferência de tecnologia promovidos pela ESA.

Um deles é o ESA Business Incubation Centre, um centro de incubação que integra uma rede de 15 incubadoras que apoia empresas portuguesas que utilizem tecnologia espacial em aplicações terrestres ou que pretendem entrar no mercado espacial comercial. Acresce o ESA Technology Broker, uma rede de transferência de tecnologia da ESA que presta apoio na comercialização de tecnologias do espaço em mercados não espaciais, e o ESA Business Application Ambassador Platform, uma rede de embaixadores que divulga programas e apoia projectos nacionais que visem melhorar a vida das pessoas através da transferência de tecnologia espacial.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM